Joinville 1 x 1 Oeste - JEC fica na espera de um milagre
O empate complicou a vida do Joinville, que vê o acesso à elite mais distante
Joinville, SC, 12 (AFI) – O Joinville praticamente deu adeus as chances de conquistar o acesso à elite do Campeonato Brasileiro na noite desta terça-feira. Mesmo contando com o apoio de quase oito mil torcedores e diante de um adversário descompromissado, o time catarinense não conseguiu a vitória e ficou no 1 a 1 com o Oeste, na Arena Joinville, pela 35ª rodada da Série B.
Depois de ser goleado pelo Palmeiras, por 3 a 0, o Joinville precisava da reabilitação para não perder o G4 de vista, mas com o empate foi para 53 pontos, três a menos que o Icasa, quarto colocado. O problema é que faltam apenas três rodadas para o fim da Série B. Apesar de ainda ter chances de rebaixamento, o Oeste deve apenas cumprir tabela nesta reta final. Com 44 pontos, o time paulista é o 12º colocado.
Rubrão surpreende
Precisando da vitória para manter vivo o sonho de conquistar o acesso, o Joinville tentou esboçar uma pressão nos minutos iniciais, mas encontrava muitas dificuldades para escapar da marcação adversária, tanto que a primeira chance de gol foi do Oeste. João Denoni ficou com a sobra depois de bate e rebate e chutou fraco, facilitando a defesa de Ivan. A resposta veio aos 17 e por muito pouco os torcedores tricolores não soltaram o grito de “gol”.

Após boa troca de passes, Wellington Bruno saiu na cara de Paes e soltou a bomba, parando em uma espetacular defesa do goleiro rubronegro. Aos 25 minutos, Marcos Paraná arriscou de fora da área e Ivan espalmou nos pés de Jheimy. O atacante, porém, estava em posição irregular. Na base do contra-ataque e contando com uma jogada individual do atacante, o Oeste abriu o placar aos 30.
Jheimy arrancou do meio-campo, deixou um zagueiro para trás e bateu na saída do goleiro Ivan, que ainda tocou na bola. Atrás do marcador, o Rubrão bem que tentou pressionar o Joinville em busca do empate, mas não teve sucesso. Nos minutos finais, a torcida já mostrava falta de paciência com os seguidos erros de passe do time catarinense, vaiando os jogadores.
JEC empata, pressiona e não vira
Logo na volta do intervalo, o Oeste mostrava que iria procurar segurar bastante o jogo, tanto que Paes levou cartão amarelo por cera logo aos seis minutos. Apoiado pela torcida, o Joinville criou duas boas chances no começo do segundo tempo. Na primeira, Diogo Oliveira aproveitou sobra e bateu fraco para defesa do goleiro. Aos oito, Marcelo Costa recebeu dentro da área e chutou em cima de Paes, desperdiçando uma grande oportunidade.
Se defendendo com quase todos os jogadores, o Oeste apostava no contra-ataque para matar o jogo, mas não conseguia passar do meio-campo e era pressionado pelo Joinville, além de abusar das faltas para parar as jogadas ofensivas do adversário. Aos 23 minutos, Fernando Viana recebeu dentro da área e soltou a bomba, pegando muito embaixo. A bola saiu sem perigo por cima do gol.
O Joinville seguia arriscando de fora da área e mais uma vez esbarrou no goleiro Paes, que espalmou chute de Marcelo Costa. Aos 31, Kim foi agarrado por Dezinho dentro da área e o árbitro assinalou pênalti, sendo bastante criticado pelos jogadores do Oeste. Marcelo Costa cobrou com extrema categoria e apenas tirou do camisa 1 rubronegro. O empate animou o time catarinense, que partiu com tudo para cima do adversário.
Jogando no campo de ataque com boa parte dos jogadores, o Joinville abusava das bolas cruzadas para a área e não tinha muito sucesso, já que os zagueiros do Oeste levavam a melhor em quase todas. Aos 44 minutos, Fernando Viana cabeceou dentro da pequena área e Paes fez linda defesa, espalmando para escanteio.
Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo sábado, pela 36ª rodada. O Joinville enfrenta o São Caetano, às 21 horas, no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, enquanto o Oeste recebe o Figueirense, no mesmo horário, no Estádio dos Amaros, em Itápolis.





































































































































