Jogos de Inverno: Estocolmo se candidata para ser sede em 2022

Esta quinta-feira é a data-limite para a apresentação das propostas ao COI

Campinas, SP, 11 (AFI) – A cidade de Estocolmo vai tentar sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Nesta segunda-feira, o Comitê Olímpico Sueco anunciou que apresentou a sua proposta ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Assim, Estocolmo pretende organizar a Olimpíada de Inverno 110 anos após receber os Jogos de Verão, em 1912.

De acordo com os planos da candidatura de Estocolmo, os eventos alpinos da Olimpíada de Inverno de 2022 seriam realizados na estância de esqui de Are, no norte da Suécia. Para isso, porém, Estocolmo terá que superar a concorrência das outras postulantes a sediar o evento, entre elas Oslo, a capital da Noruega.

Esta quinta-feira é a data-limite para a apresentação das propostas ao COI. Outros candidatos declarados são Lviv, na Ucrânia, Pequim e Zhangjiakou, na China, Almaty, no Casaquistão, e uma proposta conjunta de Cracóvia, na Polônia, e Jasna, na Eslováquia.

No último fim de semana, um referendo na Alemanha rejeitou a possibilidade de Munique se candidatar a receber o evento. O COI escolherá a cidade-sede da Olimpíada de Inverno de 2022 em 2015 – a de 2014 está marcada para Sochi, na Rússia, e a de 2018 será em Pyeongchang, na Coreia do Sul.