Jogador do Caxias é alvo de racismo em jogo do Gaúcho; caso acaba no TJD
Tilica foi chamado de 'macaco' durante a partida frente ao São Luiz, que também repudiou a ação de seu torcedor
Tilica foi chamado de 'macaco' durante a partida frente ao São Luiz, que também repudiou a ação de seu torcedor
Ijuí, RS, 10 (AFI) – Mais um fato de racismo ocorreu no futebol brasileiro. Na noite desta segunda-feira, torcedores do São Luiz fizeram comentários com teor racista em direção ao atleta Tilica, do Caxias. O fato ocorreu quando o atleta estava saindo de campo ao ser substituído.
O juiz Anderson Farias paralisou a partida por cerca de dez minutos e tentou identificar o torcedor que havia cometido injúrias raciais, mas, até então, não havia sido encontrado. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) prometeu tomar as devidas atitudes e levará o caso para Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul.
Vale lembrar que o Grêmio já foi eliminado de uma Copa do Brasil por ofensas ao goleiro Aranha, até então defendendo o Santos. O São Luiz, que também repudiou a atitude de seu torcedor, poderá ser punido até mesmo com perda de pontos.
Veja o que disse Tilica:
Quem me conhece sabe que não gosto de causar polêmica, nem de chamar atenção por algo que não seja o meu futebol. Futebol que é o meu sonho de criança. que me fez sair de casa com oito anos para correr atrás desse sonho, que é minha motivação diária.
Mas hoje não posso me calar diante da situação que vivi dentro de campo, fazendo aquilo que mais amo. Fui chamado de MACACO e cuspido por um torcedor adversário. Até quanto isso vai continuar acontecendo?
Até quanto seremos discriminados pela cor da nossa pele? Racismo é nojento, é desumano. É digno de pena! Tenho muito orgulho de ser quem eu sou, tenho muito orgulho de ser NEGRO! Agradeço a todos pelas mensagens de força.

Olhe o que disse João Paulo, companheiro de Tilica:
Revolta bastante. Ele está ofendendo o Tilica chamando ele de negro. Faltar com respeito no trabalho. Minha família e a de todo mundo depende disso. Acho que é muito feito, revoltante. Não só para quem estava ali e não agiu corretamente. Infelizmente, o mundo está cheio dessas pessoas boçais, com falta de inteligência.
A maioria da população é negra e nem todo mundo tem as mesmas oportunidades. Quando sai da minha casa, meu pai falou que eu teria que ser três vezes mais do que qualquer um por causa de ser negro.
Nunca fui tão bem tratado como fui na Alemanha, país que tem história de intolerância com outra raça. Ele tem que respeitar o Tilica por ser ser humano, ser uma pessoa do bem, que está fazendo o trabalho dele.
Confira a nota da FGF:
A Federação Gaúcha de Futebol vem a público manifestar repúdio aos comentários com teor racista proferidos por alguns torcedores do Esporte Clube São Luiz ao atleta Tilica, da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, durante o segundo tempo da partida disputada na noite desta segunda-feira (9), no Estádio 19 de Outubro.
O árbitro, Sr. Anderson da Silveira Farias, tomou conhecimento do episódio e, seguindo as diretrizes da FIFA para acontecimentos desta natureza, determinou a paralisação imediata do jogo.
Há menos de dois meses, lançamos, em parceria com Ministério Público, Polícia Civil e OAB/RS, a campanha“Juntos – Contra a Violência e o Preconceito”, com o objetivo de combater hostilidades dessa ordem nos campos de futebol do Rio Grande do Sul.
Repudiamos qualquer ato de discriminação e reiteramos que recusamos o racismo em todas as suas formas de manifestação.
A FGF se compromete a providenciar o apoio necessário ao atleta e afirma que, tão logo a súmula e o relatório da partida estejam disponíveis, serão encaminhados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul para apuração e julgamento dos fatos.
Abaixo, a nota do São Luiz:
O Esporte Clube São Luiz manifesta seu mais veemente repúdio aos atos de intolerância e de preconceito racial perpetrados contra o atleta Tilica, da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, durante a partida de hoje (segunda-feira) à noite, válida pelo Campeonato Gaúcho de 2020.
É inadmissível que no ambiente desportivo, cuja característica principal é a agregação entre os povos, tenhamos que conviver com atitudes criminosas de discriminação contra atletas de futebol ou a quaisquer outros envolvidos.
O Esporte Clube São Luiz está atento as práticas de atos de racismo e não tolerarão as mesmas, denunciando às entidades autoridades competentes, bem como exigindo sua mais firme apuração de responsabilidades.
Em seguida, a nota do Caxias:
PRECONCEITO AQUI NÃO!!! Nossa solidariedade ao atleta Tilica, que foi alvo de insultos racistas e de violência na partida desta noite. A S.E.R. Caxias vai estar ao lado dos nossos atletas e torcedores dando todo o suporte e tomando as devidas providências
Repudiamos qualquer ato preconceituoso e de violência no nosso ou em qualquer estádio. Força Tilica, estamos contigo!
.





































































































































