João Cardoso: exemplo de superação no rádio esportivo brasileiro

Mesmo com limitação em virtude da perda da visão, o operador de áudio fará a cobertura da partida para diversas emissoras nesta tarde

Screenshot 6
João Cardoso

Campinas, SP, 04 (AFI) – Superação. Esta é a palavra que define a trajetória de João Cardoso no rádio esportivo brasileiro. Atualmente na Rádio Ativa FM de Petrópolis/RJ, o operador de áudio supera um grande obstáculo em sua vida para seguir no exercício de sua atividade dentro da imprensa esportiva.

João iniciou sua carreira como repórter de campo desde a década de 80 e a partir da década de 90 começou a enfrentar problemas que o levaram a perda gradativa de sua visão. Em virtude desta dificuldade e pelo desafio que via em manusear os equipamentos de transmissão, decidiu migrar para a função de operador de áudio.

Atualmente com a visão próxima a zero, não enfrentou qualquer dificuldade em seguir com a atividade técnica de uma transmissão de rádio pelo conhecimento adquirido ao longo dos anos. Tamanho é seu conhecimento e a confiança de várias rádios em seu trabalho que ele fará a parte técnica para seis rádios nesta final no Maracanã.

Ao ser questionado sobre o possível resultado do jogo, João disse não ter um bom presságio para o torcedor tricolor. “Eu acho que a partida terá um empate no tempo normal e o Boca vencerá nos pênaltis com duas defesas do goleiro Romero”.

Se ele estiver certo, a alegria poderá ser não apenas do Boca Juniors como de todos os rivais do Tricolor carioca, embora ele torça por uma vitória do Fluminense. “Será ainda melhor para o futebol brasileiro se o Flu vencer hoje”.