Japão: Técnico brasileiro pode ser campeão e bater recorde

Campinas, SP, 30 (AFI) – O técnico Oswaldo de Oliveira pode ser campeão japonês, nesta sexta-feira, com o Kashima Antlers, após uma reação fantástica na competição. O time comandado pelo treinador brasileiro, que saiu da 15ª colocação para a vice-liderança, enfrentará o Shimizu S-Pulse, na última rodada do Campeonato Japonês, em casa e com o apoio total da torcida, já que todos os 35 mil ingressos foram vendidos.

Para conquistar o título, o Kashima precisará derrotar o adversário e torcer para que o Urawa Reds não vença o Yokohama Marinos. Isso porque o Kashima está com 69 pontos, enquanto o Urawa está na liderança com 70. Além disso, Oswaldo de Oliveira pode chegar a mais um recorde na sua vitoriosa carreira. Desta vez, no Japão.

Se vencer a partida de sábado, o Kashima Antlers conquistará a nona vitória consecutiva e se tornará a equipe a atingir a maior seqüência de vitórias da história do Campeonato Japonês, superando o Jubilo Iwata com oito vitórias. No Brasil, Oswaldo detém dois recordes no Campeonato Brasileiro. Em 2002, no comando do São Paulo, o treinador levou o time a vencer 10 partidas seguidas, na fase de classificação. Em 99, pelo Corinthians, a seqüência foi de sete vitórias.

“Estou muito animado com a possibilidade de conquistarmos esse título japonês e espero que tudo dê certo. Isso seria a consagração do trabalho deste ano inteiro em que nos superamos e passamos da 15ª posição para a vice-liderança em três meses de muita dedicação. O time e os torcedores estão muito motivados, principalmente porque o Kashima Antlers está fazendo o melhor fim de temporada da sua história, com nossas oito vitórias seguidas, e podemos quebrar um recorde que já dura há alguns anos. Teremos que fazer o nosso papel para vencer em casa, para depois torcer contra o Urawa Reds”, afirmou o treinador.

Oswaldo de Oliveira tem três brasileiros no time, mas só poderá contar com o atacante Marquinhos, ex-Guarani. O zagueiro Fabão, ex-São Paulo, se recupera de uma fratura na perna, e o meia Danilo, ex-São Paulo, tem uma lesão na panturrilha. Na comissão técnica Oswaldo conta com o fisioterapeuta Alex Evangelista, ex-Vasco, o preparador-físico Ricardo Henriques e o preparador de goleiros Luís Alberto, ex-Fluminense.