Japão: Técnico brasileiro deixa comando do Shimizu S-Pulse

Ele foi comunicado pela diretoria sobre o desligamento no domingo, após sete jogos sem vencer na Segunda Divisão do Japão

O técnico começou a carreira profissional dirigindo o Ituano. Depois passou por vários clubes, como Vasco e Flamengo, no Rio de Janeiro

Japão - 2023
Zé Ricardo não começou bem a Segunda Divisão do Japão

Campinas, SP, 4 (AFI) – Zé Ricardo não é mais o técnico do Shimizu S-Pulse, que disputa a segunda divisão japonesa. Ele foi comunicado de sua saída no domingo, após uma série de resultados negativos. Nos últimos setes jogos, foram cinco empates e duas derrotas. Ele deixou o clube na 19.ª posição, de um total de 22 clubes. O técnico começou a carreira profissional dirigindo o Ituano. Depois passou por vários clubes, como Vasco e Flamengo.

O técnico e sua comissão técnica chegaram ao Japão em junho do ano passado, no final do turno da J-League, com o objetivo de permanência na 1ª divisão. Apesar de uma melhora grande e bons resultados, a meta não foi alcançada, caindo para a segunda divisão. Mas o reconhecimento pelo bom trabalho veio através da permanência para 2023.

Entre os objetivos apontados pela diretoria, o acesso para a J-1 e mudança no jeito de jogar da equipe, acostumada a um jogo reativo. Os números mostravam que a mudança estava em andamento: o Shimizu era a equipe com maior número de finalizações e a terceira com mais posse de bola entre as 22 equipes do campeonato. Apesar do bom desempenho, as vitórias não apareceram e culminaram com o fim do trabalho.

“Algumas coisas no futebol são difíceis de explicar. Certamente, a ansiedade interferiu nesse início de temporada. Uma competição longa como a J-League 2 não se vence nas primeiras rodadas. Mas o clube não entendeu dessa maneira. Tenho absoluta convicção de que as vitórias e a volta da confiança viriam, e a performance, que já era boa, ia melhorar ainda mais. Fica um carinho muito grande pela cidade de Shizuoka. Seguirei na torcida pelo clube. Mas agora é pensar adiante”, disse.
Zé Ricardo seguirá no Japão para resolver as questões burocráticas enquanto estuda os próximos passos.

Confira também: