JAPÃO: Nelsinho Batista faz 'milagre' e leva Vissel Kobe ao vice-título do returno

Nelsinho conseguiu o vice-título inédito e terminou em 7.ºlugar, melhor posição de todos os tempos do Kobe

Nelsinho conseguiu o vice-título inédito e terminou em 7.ºlugar, melhor posição de todos os tempos do Kobe

0002050206963 img

Campinas, SP, 3 (AFI) – Único técnico brasileiro a participar da Primeira Divisão do Japão (J1), Nelsinho Batista, acaba de fazer história com o Vissel Kobe. O Campeonato Nacional terminou no último fim de semana e pela primeira vez o Vissel Kobe terminou vice-campeão do returno, só atrás do Urawa Reds, que levou inclusive o título da temporada.

E na classificação geral – soma dos dois turnos – o Vissel Kobe ficou em sétimo lugar, também pela primeira vez. A sua melhor posição anteriormente era o nono lugar na temporada de 2009. O time foi fundado em 1997, entrando na J2 – Segunda Divisão.

Nelsinho Batista consegue feito inédito com o Vissel Kobe: vice-campeão do J-League

Nelsinho Batista consegue feito inédito com o Vissel Kobe: vice-campeão do J-League

Com o feito inédito parece difícil o técnico voltar ao Brasil. Ele deve renovar por mais uma temporada, o que tem feito sempre nos últimos anos em que trabalhou no futebol japonês.

“Tenho uma vida confortável aqui no Japão e estou feliz com o trabalho realizado no Vissel Kobe. Acho que são fatores importantes para a gente definir o futuro” – comentou Nelsinho. Ele está no clube pelo segundo ano, comanda um time jovem e que tem muita perspectiva de evoluir. Além disso é um clube bem organizado e que tem uma torcida ativa, que empolga.

0002050206963 img

VENCEDOR NO JAPÃO
Nelsinho , entre vindas e idas, já trabalhou no Japão desde a década de 90. No Vissel Kobe ele trabalhou em 2015 e agora em 2016. Mas na “terra do sol nascente” ele já foi campeão várias vezes. Foi campeão japonês em 1994/1995 pelo Verdy Kawasaki, onde também conquistou a Copa da Liga. Passou também pelo Nagoya Grampus entre 2003 e 2004.

Mas brilhou mesmo no Kashiwa Reysol, sendo campeão da Segunda Divisão em 2010e campeão da Primeira em 2011. Em 2012 levantou a Copa do Imperador e a Supercopa Japonesa. Em 2013 levantou a Copa da Liga e 2014 conquistou o Suruga Bank.

“Todos estes anos me deram experiência de como lidar com os japoneses. Já comandei vários gerações diferentes e este acompanhamento me fez também progredir dentro do futebol japonês” – diz Nelsinho, sempre ponderado.

DUAS VITÓRIAS IMPORTANTES
Para chegar ao vice-título, o técnico Nelsinho levou seu time a duas vitórias nas últimas duas rodadas. Na penúltima rodada fez 3 a 0 em cima do Nagoya Grampus por 3 a 0, com gols

Brasileiro Leandro foi artilheiro japonês com 19 gols

Brasileiro Leandro foi artilheiro japonês com 19 gols

anotados pelos japoneses: Matsushita, Nakazaka e Masuyama.

Na última rodada, Nelsinho Batista venceu o tradicional Kashima Antlers, por 1 a 0, com gol do
com gol do brasileiro Pedro Jr.

ARTILHEIRO E CAMPEÃO
Ainda como bônus à campanha inédita do Vissel Kobe, teve o atacante brasileiro Leandro como artilheiro, com 19 gols. Ele dividiu o feito com o belga Peter Utaka, do Sanfresh Hiroshima.

Foi na penúltima rodada que o Urawa Reds antecipou a conquista do returno ao vencer fora o Jubilo Iwata, por 1 a 0. O Urawa Reds já tinha sido campeão do primeiro turno e confirmou ser o melhor time da temporada. Na rodada final, já campeão, empatou com o Yokohama Marinos e comemorou o título de campeão geral.