Japão 2 x 1 Espanha - Japão vira, é líder do Grupo E e tira Espanha do caminho do Brasil

Assim como fez com a Alemanha, o Japão virou para cima da Espanha por 2 a 1 e terminou líder do Grupo E da Copa do Mundo

A favorita Espanha saiu do caminho do Brasil, em um possível confronto nas quartas de final

Japão virou pra cima da Espanha e terminou lí
A Espanha sentiu a 'Fúria" japonesa. (Divulgação - FIFA)

Campinas, SP, 01 (AFI) – Assim como fez com a Alemanha, o Japão virou para cima da Espanha por 2 a 1 e terminou líder do Grupo E da Copa do Mundo. No estádio Internacional Khalifa, em Doha no Catar, os asiáticos surpreenderam com dois gols no inicio da segunda etapa e deixaram a favorita Espanha se classificando para as oitavas, em segundo lugar, fora do caminho do Brasil em um possível encontro nas quartas de finais.

Com a combinação dos resultados, o Japão por terminar líder do Grupo E com seis pontos e irá enfrantar a Croácia nas oitavas de final. Já a Espanha, terminou em segundo, com quatro pontos e vai enfrentar o Marrocos, caindo do mesmo lado do chaveamento de França e Inglaterra.

A tetra-campeão Alemanha terminou em terceiro lugar com quatro pontos, enquanto a Costa Rica, que por minutos estava se classificando, terminou em último lugar com três pontos somados.

AGONIA DE DOHA SUPERADO

No estádio Internacional Khalifa, em 1993, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, o Japão acabou sendo eliminado nas eliminatórias asiáticas para o Iraque, com gol aos 45 minutos do segundo tempo.

29 anos depois, no mesmo estádio, porém na Copa do Mundo no Catar, o Japão superou de virada e de forma heroica as potência Alemanha e Espanha e terminou líder de seu grupo pela segunda vez em sua história (a primeira foi em 2002, quando foi anfitriã).

japao x espanha 2
Japão fez história na Copa do Mundo (Divulgação/FIFA)

ESPANHA NA FRENTE

A Espanha saiu com a posse de bola no começo do jogo e já tomou as ações da partida. Nos primeiros minutos, acionou seus pontas para dar trabalho à defesa japonesa com bolas aéreas. Os asiáticos, jogando em um 3-4-3, se fecharam e buscaram marcar a saída de bola dos europeus, que tocavam com calma e evitavam lançamentos longos.

Aos quatro, o Japão roubou a bola no meio-campo e Kubo infiltrou pelo lado direito, cruzando rasteiro em busca do atacante Maeda, mas a zaga espanhola conseguiu afastar. No lance seguinte, foi a vez de Nico responder para a Espanha na ponta: passe do atacante à grande área e sobra para Busquets, que arriscou de fora e jogou por cima.

A marcação alta japonesa dava resultados no início da partida. Após mais uma bola roubada no ataque, Maeda pegou a sobra e tocou para Ito, que finalizou na rede pelo lado de fora. Ambas as seleções apostavam nos ataques pelos lados e o meio-campo seguia truncado. A Espanha chegou mais uma vez e acionou Morata, que cabeceou nas mãos do goleiro Gonda.

Momentos depois, aos dez, o atacante não perdoou. Após troca de passes e mais um cruzamento, ele finalizou de cabeça novamente, mas, dessa vez, o goleiro do Japão nada conseguiu fazer. Terceiro gol do centroavante na Copa de 2022 e artilharia isolada na Espanha.

DIMINUIU O RITMO

Depois de abrir o placar, os europeus diminuíram o ritmo e ditaram completamente as ações, passando muitos minutos com toques curtos e paciência para construir novos ataques – a posse de bola chegou a ficar em 80% a favor deles. Aos 22, Morata recebeu na área e chutou rasteiro para defesa de Gonda. Qualquer tentativa japonesa de avanço resultava em contra-ataque espanhol.

A segura defesa da Espanha quase se complicou na casa dos 34 minutos. Simón recebeu uma bola recuada, demorou para passá-la e fui pressionado pelo ataque adversário, que o obrigou a puxá-la para a linha de fundo e chutar para fora. Nessa altura, o Japão começou a arriscar mais e saiu de sua defesa, mantendo a pressão na saída de bola.

Aos 42, foi a vez dos espanhóis adiantarem a marcação e darem trabalho para os japoneses manterem a posse em sua defesa. Mesmo assim, não deixaram de lado a paciência e seguiram trocando passes com calma e domínio do meio-campo. O primeiro tempo encerrou com um chute de Nico pela ponta-direita, que foi para fora.

VIRADA RELÂMPAGO

O segundo tempo começou muito diferente do primeiro, com um Japão bem mais ofensivo e acuando a Espanha em sua defesa. E não demorou para a história da partida começar a ser recontada. Aos dois minutos, os asiáticos roubaram a posse no lado direito, cruzaram na grande área e o atacante Doan, que entrou no intervalo no lugar de Kubo, cabeceou para o fundo das redes.

Três minutos depois, com apenas cinco no relógio, o jogo virou. Em um contra-ataque, os japoneses lançaram a bola na meta, que passou por todo mundo e sobrou na esquerda. Após um toque para trás, o volante Tanaka, dentro da pequena área, empurrou para o gol. O VAR ainda foi acionado para checar uma possível saída pela linha de fundo, mas validou o lance.

Depois de levar a virada, a Espanha fez duas substituições: Asensio no lugar de Morata e Nico saindo de campo para a entrada de Torres. Azpilicueta também foi trocado antes do começo do segundo tempo por Carvajal. No lado japonês, além de Doan, Mitoma também foi para o jogo, no posto de Nagatoma. Aos 16, o técnico Moriyasu chamou Asano, herói da vitória sobre a Alemanha, para o lugar de Maeda.

Mais três substituições foram feitas aos 22: Tomiyasu no lugar de Kamada pelo Japão, enquanto Balde e Gavi deram lugar para Alba e Fati, respectivamente, na Espanha.

LÁ E CÁ

Após a virada, os japoneses se fecharam e chamaram os espanhóis para seu campo de defesa, mas sem abdicar dos contra-ataques. Um deles quase deu certo no marcar dos 24 minutos, quando Asano recebeu na entrada da área e bateu de primeira, mas a finalização não foi boa e a bola saiu.

Precisando do gol para não depender do resultado entre Alemanha e Costa Rica, a Espanha manteve o “tiki-taka”, mas agora com mais pressa no ataque. Sem uma referência na grande área, não conseguia encontrar bons cruzamentos pela ponta e finalizou muito menos do que no primeiro tempo.

Aos 37, o Japão bateu uma falta na área e Doan subiu mais alto que a zaga espanhola para tocar, mas foi em cima de Simón. Em seguida, o atacante recebeu mais um passe perigoso e por pouco não saiu cara a cara, mas foi interceptado pela zaga. O Japão fez sua última substituição aos 41, com Endo no lugar de Tanaka, o autor do segundo gol.

A Espanha ainda teve duas boas chances de empatar no fim do jogo, com Asensio arriscando de fora e Olmo finalizando na entrada da área, mas Gonda salvou nos dois lances e assegurou a vitória heroica que classificou sua seleção na liderança do Grupo E.

FICHA TÉCNICA

Seleção do Japão
Japão
2 1
Espanha
Espanha
Fase Fase:
Fase de Grupos
Fase Rodada:
3ª rodada
Fase Data:
01/12/2022
Fase Horário:
19:00
Fase Árbitro:
Víctor Gomes (África do Sul).
Fase Cartões Amarelos:
Japão: Itakura, Taniguchi e Yoshida
Fase GOLS:
Espanha: Morata 10’/1T
Japão: Doan 2’/2T e Tanaka 5’/2T
Fase Público:
44.851
Fase Estádio:
Internacional Khalifa
Fase Local:
Doha (Catar)

Confira também: