Jair Ventura: conheça mais sobre o novo técnico do Vitória
A chegada de Jair Ventura tem como objetivo reerguer o moral do elenco e buscar a permanência na elite do futebol nacional
O treinador, que estava no Avaí disputando a Série B, deixou o clube catarinense em comum acordo, com a equipe ocupando a 11ª colocação e somando 37 pontos, a seis do G4
Salvador, BA , 23 (AFI) – O Vitória oficializou a contratação do técnico Jair Ventura para a sequência do Campeonato Brasileiro. O treinador, que estava no Avaí disputando a Série B, deixou o clube catarinense em comum acordo, com a equipe ocupando a 11ª colocação e somando 37 pontos, a seis do G4.
Jair Ventura deve desembarcar em Salvador nesta quarta-feira (24), quando será apresentado oficialmente à imprensa. O treinador já inicia os trabalhos visando à recuperação do time baiano, que ocupa a 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento. O Vitória vem de duas derrotas consecutivas — para o Fortaleza, fora de casa, e para o Fluminense, no Barradão.
REERGUER O ELENCO
A chegada de Jair Ventura tem como objetivo reerguer o moral do elenco e buscar a permanência na elite do futebol nacional. A negociação foi intermediada por Admilson Cunha, representante da empresa esportiva Casa Soccer.
A estreia de Jair no comando rubro-negro será no próximo domingo (28), às 11h, contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Uma vitória pode tirar o Vitória da zona de rebaixamento. A equipe tem 22 pontos e ainda disputará 14 partidas até o fim da competição.
CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE JAIR VENTURA
Aos 46 anos, Jair Ventura já tem um currículo extenso no futebol brasileiro, com passagens por diversos clubes importantes.
Em 2025, assumiu o Avaí, deixou o time na 11ª posição da Série B, com 37 pontos, e a seis da zona de acesso.
Iniciou sua carreira no Botafogo-RJ em 2016, onde comandou a equipe em 72 jogos, com 30 vitórias. Tirou o clube da zona de rebaixamento e o classificou para a Libertadores, sendo eleito o técnico revelação do Brasileirão.
Em 2018, treinou o Santos (38 jogos e 14 vitórias) e, no mesmo ano, passou pelo Corinthians (21 jogos).
Em 2020, foi fundamental para a permanência do Sport Recife na Série A.
Em 2021, teve breve passagem pela Chapecoense, e logo assumiu o Juventude, também na Série A, onde novamente evitou o rebaixamento.
Em 2022, comandou o Goiás, levando o clube a uma boa campanha e à vaga na Copa Sul-Americana.
Em 2023, assumiu o Atlético Goianiense, conquistando o acesso à Série A e o título estadual, além de alcançar uma marca histórica de 15 vitórias consecutivas, a maior do futebol goiano. Deixou o clube com 67% de aproveitamento.
Em 2024, retornou ao Juventude e chegou às quartas de final da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Corinthians. Depois, voltou ao Goiás, onde foi vice-campeão da Copa Verde.






































































































































