De ameaçado ao Z-4 à briga pelo G-8: Ituano reage na reta final da Série C

Galo de Itu faz 2 a 1 no Ypiranga e chega à sétima posição, mirando vaga no G-8.

Com virada por 2 a 1 sobre o Ypiranga, Ituano garante permanência e segue vivo por vaga no G-8 da Série C.

Técnico Mazola. Foto: Miguel Schincariol/Ituano
Técnico Mazola. Foto: Miguel Schincariol/Ituano

Itu, SP, 26 (AFI) – O Ituano conquistou uma virada importante ao bater o Ypiranga por 2 a 1, neste sábado, no Novelli Júnior, e afastou de vez o risco de rebaixamento na Série C do Brasileirão. O resultado colocou o Galo de Itu na sétima posição, mantendo viva a briga por uma vaga no G-8 da competição.

Desde a “autodemissão” simbólica, o técnico Mazola Júnior viu seu aproveitamento aumentar, somando duas vitórias (Londrina e Ypiranga), um empate fora de casa diante do CSA e apenas uma derrota para o Confiança. Mazola ressaltou na coletiva após o jogo que essa mudança foi inédita em sua carreira e destacou a reação do Ituano, que conquistou 58% dos pontos nos últimos jogos.

SÉRIE C: ITUANO REAGE

Antes desta rodada, o Ituano estava só três pontos acima do Z-4. Com o triunfo neste fim de semana, o time não pode mais ser alcançado e está garantido na Série C para 2026. Mazola também elogiou a chegada dos reforços Pegorari, Carlão, Fernandinho e Felipe Muranga, frisando a importância das mudanças no elenco para recuperar o bom ambiente no vestiário.

O comandante rubro-negro comemorou ainda o fato de o time ter buscado a virada, algo que não acontecia desde maio, diante do ABC. Neto Berola foi decisivo, marcando os dois gols de pênalti. No duelo anterior, contra o CSA, a equipe também virou, mas acabou cedendo o empate.

BRIGA NO G-8 DA SÉRIE C

Com o resultado, o Ituano superou o Floresta na tabela e depende de alguns tropeços dos rivais para fechar a rodada no G-8. Para isso, precisa torcer para o CSA não vencer a Ponte Preta e que Guarani e Confiança não empatem entre si. O próximo adversário será o vice-líder Náutico, que vem embalado com cinco vitórias consecutivas e sem sofrer gols há oito partidas.

O Galo de Itu encara o Náutico nos Aflitos, sábado, às 17h, jogando todas as fichas na classificação. Segundo Mazola, sem o fantasma do rebaixamento, o Ituano vai com tudo para buscar a vitória fora de casa e garantir vaga no quadrangular do acesso.

No formato da segunda fase, os oito primeiros formam dois grupos, e os dois melhores de cada chave asseguram o acesso à Série B.