Ituano 2 x 1 São Bento - Galo de Itu na cola do líder
O resultado manteve o tabu de 13 anos sem vitórias da equipe de Sorocaba diante do rival de Itu
Mas não foi fácil para o Galo, comandado pelo técnico Mazola Júnior, que celebrou a marca de 122 jogos à frente do time ituano
Itu, SP , 25 (AFI) – O Ituano venceu o São Bento por 2 a 1, no clássico regional realizado no Estádio Novelli Júnior, em Itu, na noite deste domingo, no fechamento da quinta rodada do Campeonato Paulista da Série A2 Rivalo 2026. Mas não foi fácil para o Galo, comandado pelo técnico Mazola Júnior, que celebrou a marca de 122 jogos à frente do time ituano.
O Galo dominou as ações no primeiro tempo e chegou a abrir 2 a 0, com gols de Mancini e Carlão, ambos de cabeça em cobranças de escanteio, dando a impressão de que conquistaria os três pontos com tranquilidade.
No entanto, na segunda etapa, o São Bento reagiu e, com um golaço de Coutinho em chute de fora da área, diminuiu o placar e levou emoção até o fim da partida, ficando muito próximo do empate.
SITUAÇÃO
O resultado manteve o tabu de 13 anos sem vitórias da equipe de Sorocaba diante do rival de Itu. Com o triunfo, o Ituano chegou aos 11 pontos, conquistou a terceira vitória e assumiu a segunda posição da Série A2, empatado em pontos com a Ferroviária, mas atrás no saldo de gols (6 a 4).
O São Bento, por sua vez, segue na lanterna do campeonato, sem nenhum ponto conquistado e com cinco derrotas em cinco jogos, cada vez mais ameaçado pelo fantasma do rebaixamento.
HOMENAGEM A MAZOLA
Antes do início da partida, o técnico do Galo, Mazola Júnior, recebeu uma homenagem pela marca de 122 jogos no comando do Ituano, em três passagens pelo clube. O treinador superou Vinícius Bergantin, que soma 121 partidas.
Mazola chegou ao clube em 2009, junto da gestão de Juninho Paulista, e, em sua segunda passagem, conquistou o acesso com o título da Série C de 2021 e venceu o Troféu do Interior em 2022.
GALO USA A CABEÇA E FAZ 2 A 0
O Ituano foi superior e abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de cabeça de Mancini e Carlão, ambos em cobranças de escanteio e após falhas defensivas do Bentão.
Desde o início, o Galo tomou a iniciativa, explorando os lados do campo com Thássio e Tiaguinho, enquanto Berola organizava o ataque. Aos três minutos, Berola cruzou e Thássio finalizou com perigo. O São Bento era tímido, mas chegou aos 14, quando Wellington tentou o chute, que saiu bloqueado, e Lucas fez a defesa; na sequência, Ezio isolou.
Aos 19 minutos, o Ituano criou grande chance em jogada iniciada por Berola. Xavier cruzou e Mezenga, de cabeça, ficou cara a cara com Vagner, que fez um “milagre”, com Barreto salvando em cima da linha. O Azulão respondeu aos 26, em cruzamento de Wellington para a cabeçada de Bortoluzzo, que levou perigo ao goleiro Lucas.
ABRIU O PLACAR
O Galo abriu o placar aos 30 minutos, em escanteio cobrado por Xavier na segunda trave para Mancini testar firme e marcar no Majestoso da Vila Nova. Foi o segundo gol do zagueiro artilheiro rubro-negro.
Aos 33, Thássio, livre, isolou e desperdiçou a chance de ampliar. Após o gol, o São Bento demorou a reagir, enquanto o Rubro-Negro controlava a partida. Aos 38, Berola serviu Alason, mas Fábio Bahia evitou o segundo gol.
Aos 41, em jogada semelhante ao primeiro gol, Xavier cobrou escanteio com precisão para Carlão cabecear firme e fazer 2 a 0, placar do primeiro tempo.
BENTO MARCA E PÕE FOGO NO JOGO
No segundo tempo, o São Bento voltou com três alterações — Casagrande, Fabrício e Coutinho — para tentar reagir. Mesmo assim, o Ituano seguiu criando mais chances e, aos cinco minutos, Vagner trabalhou em chute de Berola. O Rubro-Negro chegava com facilidade, mas errava no último passe. O Azulão respondeu aos 14, quando Bortoluzzo finalizou perto da meta de Lucas.
Logo aos dois minutos, Lucas fez grande defesa em chute de Bortoluzzo e, na sequência, Pozzi quase marcou de cabeça. Dal Pian e, depois, Zé Carlos, aos 31, também tiveram oportunidades de ampliar. Aos 34, Nelsinho arriscou de longa distância e Vagner evitou o terceiro gol.
Após mais de 440 minutos, o São Bento finalmente balançou as redes na Série A2 Rivalo. Aos 36 minutos, Coutinho acertou uma bomba da entrada da área, no ângulo de Lucas, diminuindo para 2 a 1. O gol incendiou a partida e, logo em seguida, Fabrício desperdiçou a chance do empate.
O time de Sorocaba seguiu pressionando até os 46 minutos, mas Lucas apareceu novamente com boa defesa. E assim terminou: vitória suada do Ituano por 2 a 1 sobre o Bentão, em Itu.
AGENDA
Pela sexta rodada do Paulistão A2 Rivalo, na quarta-feira, dia 28 de janeiro, o São Bento recebe o São José, em Sorocaba, às 19h30. No mesmo dia, às 15h, o Ituano enfrenta o Juventus, na Rua Javari.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 5ª
-
Data:
- 25/01/2026
-
Horário:
- 18:00
-
Árbitro:
- Rinaldo Diego de Oliveira
-
Assistentes:
- Ítalo Magno de Paula Andrade e Juliana Vicentin Esteves
-
Cartões Amarelos:
- Ituano : Mancini e Coltro;
- São Bento : Wellington e Fabio Bahia;
-
GOLS:
- Ituano : Matheus Mancini (31’/1T) e Carlos Eduardo (42’/1T);
- São Bento : Coutinho (36’/2T);
-
Público:
- 1192 pagantes
-
Renda:
- R$ 28.740,00
-
Estádio:
- Dr. Novelli Junior
-
Local:
- Itu (SP)



































































































































