Ituano tenta quebrar tabu de quase 30 anos no Campeonato Paulista

Nenhum time do interior foi campeão contra grandes desde 86

0002048177113 img scaled

Itu, SP, 11 (AFI) – O Ituano não defende apenas Itu na final do Campeonato Paulista, no próximo domingo, às 16 horas. O Galo defende todo o futebol do interior paulista, que está meio abandonado, depois da Federação Paulista de Futebol ter virado de costas para os “times pequenos”. Em meio a esta disputa de Davi contra Golias, o time de Itu tenta quebrar um jejum de 28 anos no Paulistão.

Desde a Inter de Limeira, em 1986, um time do interior de São Paulo não supera um grande e fatura o título Paulista. Há 28 anos, o time limeirense venceu o Palmeiras e levantou a taça. Durante o período, sete clube de fora da capital chegaram a decisão contra Santos, São Paulo, Corinthians ou Palmeiras, mas ninguém foi campeão.

Guarani, duas vezes (88 e 2012), São José (89), Botafogo (01), São Caetano (07), Ponte Preta (2008) e Santo André (2010) tiveram a chance de conquistar o título, mas ficaram apenas com o vice, coisa que o Ituano tenta evitar de toda forma neste domingo, já que tem a vantagem de jogar com o empate.

Apesar do longo período sem vitórias em jogos decisivos, dois times do interior conseguiram ser campeões nestes 28 anos: Bragantino, em 1990, e o próprio Ituano, em 2002. O Braga venceu a final caipira contra o Novorizontino e ficou com a taça, enquanto o Galo foi campeão em torneio que não continha a presença dos grandes.