Ituano invicto e silencioso: o candidato ao acesso que passa fora do radar

Com quatro vitórias e três empates, a equipe treinada por Mazola Júnior parece ter encontrado a regularidade

A permanência nas divisões inferiores em 2025 pode ter servido de lição para esta temporada. Pelo menos é isso que o torcedor do Ituano espera.

Linense 1 x 3 Ituano - Galo de Itu mantém invencibilidade (Foto: Flávio Torres/Ituano)
Linense 1 x 3 Ituano - Galo de Itu mantém invencibilidade (Foto: Flávio Torres/Ituano)

Itu, SP, 03 (AFI) – O Ituano, um dos principais candidatos ao acesso, vem fazendo uma campanha extremamente consistente neste início de Paulistão A2 RIVALO.

Vice-líder da competição, o Galo de Itu é o único clube invicto no Estadual (ao lado da líder Ferroviária), após sete rodadas. Com quatro vitórias e três empates, a equipe treinada por Mazola Júnior chega a uma marca extremamente positiva.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

RECEITA DO ITUANO DE 2026

Talvez por esta própria consistência e placares em sua maior parte, modestos, o Ituano fica mais “ofuscado” pela mídia do futebol paulista. Com um elenco experiente na competição, Mazola foca em resultado, antes de prospectar “futebol bonito.

A mescla de remanescentes de 2025, atletas experientes no ataque, e apostas de divisões inferiores, reflete o equilíbrio do elenco do Ituano, que tem boas reposições e jogadores acostumados em disputar a competição.

O Galo parece ter aprendido a lição do ano passado, prendendo os pés no chão, e aos poucos construindo solidez e maturidade para o restante do campeonato, principalmente na reta final, que exige todos estes requisitos.

SÉRIE INVICTA HISTÓRICA

Juventus Ituano
G-8 apertado e Z-2 afundando – Foto: Flávio Torres/Ituano/Reprodução

Com sete partidas sem saber o que é perder, o clube alcançou sua maior série de invencibilidade nos últimos quatro anos. O bom rendimento reforça a regularidade do time nesta edição do torneio e mantém o Ituano firme na briga pelo acesso.

Antes disso, as últimas séries mais longas sem derrotas haviam sido registradas nas disputas nacionais. Em 2022 e 2023, o Rubro-Negro permaneceu seis partidas invicto na Série B do Campeonato Brasileiro, mostrando competitividade mesmo em um cenário mais exigente.

O atual momento também aproxima o Ituano de igualar a maior sequência da década. Em 2021, sob o comando de Mazola Júnior, o clube engatou impressionantes dez jogos sem perder na Série C do Brasileiro, com cinco vitórias e cinco empates, campanha que terminou com o título nacional daquela temporada.

DETALHES DA GRANDE CAMPANHA DO ITUANO

No Paulistão A2 RIVALO de 2026, a série invicta inclui confrontos diante de Grêmio Prudente, Votuporanguense, Ferroviária, Linense, São Bento, Juventus e Taubaté, evidenciando a consistência defensiva e o equilíbrio do elenco ao longo da competição.

Maiores sequências invictas do Ituano na década:

  • 2021: 10 jogos sem derrota – Série C do Brasileiro
  • 2026: 7 jogos sem derrota – Série A2 do Paulista
  • 2023: 6 jogos sem derrota – Série B do Brasileiro
  • 2022: 6 jogos sem derrota – Série B do Brasileiro
  • 2025: 6 jogos sem derrota – Série A2 do Paulista

REGULARIDADE É O PRINCIPAL FOCO

Mazola se torna tecnico com mais jogos pelo Ituano
Mazola foi campeão da Série C com o Galo em 2021 – Foto: Fernando Roberto / Ituano FC

O desafio agora é manter o embalo nas próximas rodadas. O Ituano terá uma sequência importante pela frente, enfrentando Santo André e Inter de Limeira em casa, além de XV de Piracicaba fora e Água Santa novamente em Itu. Os confrontos podem ser decisivos para a manutenção do time entre os primeiros colocados da tabela.

A equipe tenta esquecer a temporada frustrante do ano passado, e começar com um retorno à elite paulista, moldando o Ituano para uma possível volta à Série B do Campeonato Brasileiro em 2027.

A permanência nas divisões inferiores em 2025 pode ter servido de aprendizado para esta temporada. Pelo menos é isso que o torcedor do Galo espera.

Confira também: