Série C: futuro do Itabaiana pode passar por julgamento no STJD

Tremendão precisa vencer e torcer por tropeços, mas decisão no STJD pode mudar tudo.

Itabaiana busca escapar do rebaixamento na Série C e depende de julgamento do STJD para seguir vivo.

Foto: Mateus Mendonça/Itabaiana
Foto: Mateus Mendonça/Itabaiana

Aracaju, SE, 27 (AFI) – O Itabaiana entra na última rodada da Série C do Brasileirão pressionado, ocupando a 17ª posição, com 19 pontos, e abrindo a zona da degola. O Tremendão precisa vencer o ABC e ainda seca os rivais Anápolis, Maringá, CSA e Ypiranga-RS para seguir sonhando com a permanência.

No entanto, a salvação pode vir também fora das quatro linhas. O Guarani acionou o STJD pedindo a anulação da partida contra o Anápolis, atual 16º colocado, que venceu o Bugre por 2 a 0 na 13ª rodada. O motivo é uma suposta irregularidade: o time goiano teria ficado com 12 jogadores em campo por um tempo, em lance comandado pelo árbitro Marcello Ruda Neves.

SÉRIE C: DECISÃO NO STJD

De acordo com a denúncia, o atacante João Celeri permaneceu em campo após a entrada de Igor Cássio, participando da marcação em um escanteio para o Guarani. O placar já estava em 2 a 0 para o Anápolis, com os gols marcados ainda no primeiro tempo.

O clube paulista se apoia no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê a anulação do duelo caso seja comprovado erro de direito relevante. Caso a decisão seja favorável ao Guarani, o Itabaiana pode ser beneficiado diretamente, já que o Galo da Comarca tem apenas um ponto a mais que o Tricolor da Serra.

ITABAIANA SEGUE NA EXPECTATIVA

O pedido de anulação foi protocolado há cerca de um mês, mas a assessoria do STJD confirmou que o processo ainda não foi pautado e não há previsão para julgamento. O presidente do Itabaiana, Wilson Mendonça, demonstrou preocupação ao afirmar: “A gente fica preocupado porque esse jogo foi há muito tempo e, em nenhum momento, o Tribunal se manifesta para dar alguma posição. Os times ficam dependendo disso, como o Guarani e o Itabaiana e, até o momento, o Tribunal não deu nenhuma posição, a gente fica na expectativa que aconteça logo e que haja uma definição, pois mexe com a vida dos clubes.”

Enquanto aguarda a definição do tribunal, o Itabaiana se prepara para encarar o ABC neste sábado, às 17h, na Arena das Dunas, pela 19ª rodada da Série C.

Confira também: