Confiança-SE Itabaiana-SE
SERGIPANO: Itabaiana quebra jejum de 11 anos e é campeão estadual

Tricolor da Serra volta a ser campeão estadual após 11 anos com nova vitória sobre o Confiança

Itabaiana volta a ser campeão sergipano após 11 anos. Confira os detalhes!

Itabaiana é campeão do Campeonato Sergipano (Foto: Confiança / Divulgação)

Aracaju, SE, 22 (AFI) – Na tarde deste sábado, dia 22 de abril, o Estádio Batistão, em Aracaju, recebeu a grande final do Campeonato Sergipano. Nela, Itabaiana e Confiança entraram em campo em busca do título estadual e de uma vaga direta na Fase de Grupos da Copa do Nordeste de 2024. Como já haviam se classificado à decisão, os clubes já tinham garantido participação na Copa do Brasil.

JEJUM QUEBRADO!

Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, o Itabaiana podia até perder por 1 gol de diferença para conquistar o título e quebrar um jejum de mais de uma década sem ser campeão. Mas, em grande estilo, o Tricolor conquistou a taça com mais uma vitória, dessa vez na casa do Dragão. Com isso, conseguiu quebrar o tabu de mais de uma década e ficou com a taça.

EFICIENTE!

Durante o primeiro tempo, o Confiança teve mais volume de jogo e chegou com mais perigo ao gol do Itabaiana. Abusando dos cruzamentos na área buscando o atacante Negueba, o Confiança parou numa excelente atuação do goleiro Léo, o qual também impediu uma chance clara de Williams Santana no final dos 45 minutos iniciais.

Suportando bem a pressão, foi o Itabaiana quem abriu o placar durante o primeiro tempo: aos 33 minutos, o VAR acionou a árbitra Thayslane de Melo Costa sobre um possível pênalti para o Itabaiana. Após checar as imagens do lance, ela confirmou a penalidade em favor dos visitantes. Na cobrança, aos 37 minutos, Bambam abriu o placar em favor dos visitantes.

AMPLIOU!

No segundo tempo, o Confiança voltou ainda mais determinado a empatar o jogo e quase conseguiu chegar ao gol de empate logo aos 4 minutos. No lance, Dione bateu falta direto para o gol e a bola passou perto do gol de Léo. Três minutos depois, a história se repetiu e mais uma cobrança de falta, com veneno, por pouco não deixou o placar igualado.

Já o Itabaiana, aproveitando as brechas deixadas pelo Confiança, jogava nos contra-ataques e assustava quando conseguia encaixar os seus lances ofensivos. Em um deles, veio o segundo gol. Após cobrança de lateral de Chiquinho na grande área, Tiago apareceu para aproveitar rebote da zaga e mandar para o fundo das redes.

Itabaiana é campeão do Campeonato Sergipano (Foto: Confiança / Divulgação)
Itabaiana é campeão do Campeonato Sergipano (Foto: Confiança / Divulgação)

ÊXTASE

O segundo gol marcado pelo Itabaiana abateu o Confiança. Mesmo tentando pressionar durante os minutos finais, o Dragão de Aracaju não conseguia levar perigo à meta visitante em suas investidas. Quando conseguiu, parou, novamente, na boa tarde da zaga visitante e do goleiro Léo. Os visitantes, por outro lado, seguiam ameaçando em seus contra-ataques.

Presente em bom número no Batistão, a torcida do Itabaiana comemorava o resultado. Antes mesmo dos 30 minutos, a torcida visitante já soltava gritos de “é campeão” nas arquibancadas do principal estádio do estado. Dentro de campo, o duelo seguiu lento. Com isso, os torcedores presentes apenas viram o relógio esgotar os minutos restantes de partida para confirmar o título do Tremendão.

VAGAS NACIONAIS

Com a vitória por 2 a 0, o Itabaiana conquistou o título do Campeonato Sergipano de Futebol de 2023, o 11º da história do clube. Além de quebrar um jejum de 11 anos sem conquistar a taça estadual, o Tremendão garante uma vaga na Copa do Nordeste de 2024 diretamente na fase de grupos, além de um lugar na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2024.

Vice-campeão, o Confiança terá que disputar a fase preliminar da Copa do Nordeste de 2024, mas também se classificou à Copa do Brasil de 2024, garantindo uma cota milionária (assim como os ceboleiros). Já o Sergipe, terceiro colocado no Campeonato Sergipano de Futebol de 2023, também estará na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano.

REBAIXADOS

Anteriormente, Freipaulistano e Estanciano perderam seus jogos nos playoffs de rebaixamento e confirmaram sua queda para a segunda divisão estadual. O Freipaulistano foi derrotado pelo Dorense por 2 a 0 no agregado, enquanto o Estanciano perdeu nos 180 minutos para o América de Propriá por 3 a 2. Agora, as equipes terão que se reestruturar e buscar o retorno à elite do futebol sergipano na próxima temporada.

PRÓXIMOS JOGOS DE ITABAIANA E CONFIANÇA

Com o título estadual garantido, o Itabaiana agora só volta a entrar em campo na temporada de 2024. A equipe já começa a se preparar para os desafios que virão no próximo ano, quando terá calendário cheio. No próximo ano, o Tricolor disputará a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.

Enquanto isso, o Confiança, vice-campeão sergipano, terá que mudar o foco para o Campeonato Brasileiro da Série C de 2023. O clube estreará diante do CSA, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, no dia 4 de maio, uma quinta-feira, às 19h. A equipe busca o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro e terá que se recuperar do baque no estadual para manter o foco em busca de uma vaga na segundona nacional.

FICHA TÉCNICA

Confiança-SE
Confiança-SE
0 2
Itabaiana-SE
Itabaiana-SE
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
2ª rodada (Volta)
Fase Data:
22/04/2023
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Thayslane de Melo Costa
Fase Assistentes:
Vaneide Vieira de Góis e Vanessa Santos Azevedo
Fase Cartões Amarelos:
Confiança: Dione, Adalberto
Itabaiana: Duda, Kaynan, Tiago, Elicarlos e Léo
Fase GOLS:
Itabaiana: Bambam 37′ 1T e Tiago 15′ 2T
Fase Público:
13.256 torcedores
Fase Renda:
R$ 259.845,00
Fase Estádio:
Batistão
Fase Local:
Aracaju (SE)

Confira também: