IRÃ: Com as bênçãos de Alá e de São Jorge

Treinando no CT do Corinthians, o Irã espera o apoio maciço dos corintianos

Treinando no CT do Corinthians, o Irã espera o apoio maciço dos corintianos

0002050001632 img

Campinas, SP, 11 (AFI) – Sempre presente no noticiário diário devido as suas guerras internas e disputas com os EUA, o Irã chega para a Copa do Mundo de 2014 para mostrar que também sabe jogar futebol. Instalada no CT do Corinthians, os jogadores, islãs e muçulmanos como quase toda a população do país receberam além da ajuda de Alá, as bênçãos de São Jorge, padroeiro do time paulistano.

O objetivo e sonho da seleção iraniana é fazer em 2014 a sua melhor campanha em Copas na história e para isso não precisa muito. Com três participações, o Irã nunca passou de fase e em um grupo um pouco mais equilibrado neste ano, junto com Argentina, Bósnia e Nigéria, pode surpreender, ainda que seja uma das maiores zebras do Mundial.

0002050001632 imgA verdade é que os iranianos tem bons motivos para ficarem esperançosos. Nunca a seleção iraniana chegou a um Mundial com uma campanha tão positiva. Nas Eliminatórias Asiáticas, o Irã teve a segunda melhor campanha, atrás apenas do Japão. O bom retrospecto se deve a um trabalho bem planejado, que começou em 2011, com a contratação do experiente técnico Carlos Queiróz.

Com 61 anos, o treinador português foi auxiliar de José Mourinho e comandou Portugal na Copa do Mundo de 2010. O europeu deu um novo perfil ao futebol da seleção iraniana, apostando em meias criativos e laterais que sobem ao ataque. Dará certo? Só o Mundial vai poder mostrar.

HISTÓRIA

Esta será apenas a quarta participação iraniana em uma Copa do Mundo. Na primeira vez, em 1974, o time asiático ainda engatinhava no futebol e não passou da primeira fase, perdendo de goleada para Holanda e Peru e empatando por 1 a 1 com a Escócia.

O Irã só retornaria para uma Copa do Mundo em 1998, depois de vencer a Austrália na repescagem entre Ásia e Oceania. Já com o seu nível no esporte superior, a seleção conseguiu a sua primeira vitória em Mundiais, derrotando os EUA por 2 a 1, mas novamente não passou da fase de grupos, perdendo para Iugoslávia e Alemanha.

Fora de 2002, o Irã voltou para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha e mais uma vez não se classificou. Desta vez, nenhuma vitória. Derrotas para México e Portugal e empate por 1 a 1 com Angola.

Ficha Técnica

Federação de Futebol da República Islâmica do Irã – Irã

0002050001635 imgO craque: Nekounam, meia, de 33 anos é o maestro no quase desconhecido meio-campo do Irã. Tipico jogador clássico, consegue se destacar nas bolas paradas e bons passes para os atacantes. Não é nenhum craque, mas tem a experiência a seu favor.

Olho Nele: Dejagah, meia-atacante, de 27 anos não é nenhum jovem, mas pode ser considerado uma revelação antiga do Irã. Em 2006, lesionado, acabou ficando de fora e por isso quer mostrar tudo o que pode em 2014. Jogador do Fulham-ING, é um dos poucos da seleção que atua na Europa.

Ranking da Fifa: 43°

Melhor colocação em copas: Nunca passou da Primeira Fase

Copas disputadas: 3

Colocação no último mundial: Não esteve

CT: CT do Corinthians, em São Paulo (SP)

Palpite FI: Saco de pancadas.

Time base: Davari; Montazeri, Hosseini, Sadeghi e Beltashour; Timotian, Nekounam, Hadadhifar e Rahmani; Dejagah e Ghoochannejhad.Técnico: Carlos Queiróz.

23 convocados
Goleiros: Daniel Davari (Eintracht Braunschweig-ALE), Rahman Ahmadi (Sepahan Isfahan-IRÃ), Alireza Haqiqi (Sporting da Covilha-POR)

Defensores:Hossein Mahini, Mehrdad Pouladi e Jalal Hosseini (Persepolis-IRÃ), Amir Hossein Sadeqi e Hashem Beykzadeh (Esteghlal-IRÃ), Ahmad Alenemeh (Naft Tehran-IRÃ), Pejman Montazeri (Umm Salal SC-CAT), Steven Beitashour (Vancouver Whitecaps-CAN)

Meio-campistas:Reza Haghighi (Persepolis-IRÃ), Andranik Teymourian (Esteghlal-IRÃ), Ghasem Hadadifar (Zob Ahan Isfahan-IRÃ), Bakhtiar Rahmani (Foolad-IRÃ), Javad Nekounam (Kuwait SC), Ehsan Hajsafi (Sepahan Isfahan-IRÃ)

Atacantes:Khosrow Heidari (Esteghlal-IRÃ), Karim Ansarifard (Tractor Sazi-IRÃ), Reza Ghoochannejhad (Charlton Athletic-ING), Alireza Jahanbakhsh (NEC-HOL),Masoud Shojaei (UD Las Palmas-HOL), Ashkan Dejagah (Fulham)

O País

Nome oficial: República Islâmica do Irã

Capital: Teerã

População: 77,4 milhões

PIB: $514,1 bilhões

Língua oficial: Persa

Moeda: Rial iraniano