Ipsos avalia a lembrança de anunciantes durante a Copa das Confederações

Coca-Cola, Itaú e Brahma são as marcas mais lembradas pelos consumidores

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São Paulo, SP, 28 (AFI) – Em plena Copa das Confederações, a Ipsos – referência mundial em pesquisa e análise de mercado -, divulga os primeiros resultados de uma pesquisa sindicalizada que aborda as motivações dos consumidores brasileiros por trás da Copa do Mundo de 2014 e avalia o recall, ou seja, o grau de lembrança dos anunciantes. Composto por uma etapa qualitativa e outra quantitativa, o estudo está em andamento durante a Copa das Confederações e se estenderá até o início de agosto.

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O intuito do levantamento é entender como ajudar os clientes a gerar ressonância com os consumidores durante a Copa do Mundo e criar conexões mais profundas entre eles.

De acordo com a pesquisa, muitas marcas comunicam mensagens relacionadas à Copa e, em média, 3,5 delas são lembradas pelo público. Entretanto, a grande maioria é de forma pulverizada, com menos de 5% de lembrança espontânea. No topo das comunicações de marcas lembradas espontaneamente estão as da Coca-Cola, do Itaú e da Brahma.

O estudo apontou também que a associação espontânea entre os consumidores e os patrocinadores oficiais da Copa do Mundo é baixa. Coca-Cola (51%), Itaú (23%) e Adidas (15,9%) lideram o ranking.

Após a apresentação de uma lista estimulada das marcas patrocinadoras, as comunicações da Coca-Cola (73%), da Visa (48%) e do Itaú (47%) tiveram os maiores índices de recall. Já entre as marcas não-patrocinadoras, TV Globo (58%), Guaraná Antarctica (50%) e Brahma (48%) foram as mais citadas.

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O levantamento também divulgou os índices de associação por segmentos: bebidas (78%), bancário (29%), esportivo (25%), automobilístico (21%), telefonia (19%), alimentos (18%) e cartão de crédito (14%).

“O nosso objetivo é entender as motivações dos consumidores e como trabalhá-las nos diferentes segmentos para que as marcas fujam do ‘lugar comum’ e criem uma comunicação de impacto”, destaca a Managing Director da Ipsos Marketing no Brasil, Leda Kayano.

A primeira fase da pesquisa foi realizada durante a primeira semana da Copa das Confederações, entre os dias 17 e 21 de junho, com 1.000 pessoas de 14 a 55 anos em todas as regiões do Brasil.

A Ipsos começou o estudo antes da Copa das Confederações e está acompanhando, dia a dia, desde o início de junho, como as manifestações afetam a percepção da Copa no Brasil e das marcas vinculadas ao evento esportivo, sejam elas patrocinadoras ou não.

A partir da avaliação qualitativa, a empresa captou uma mudança na visão em relação à Copa. No início dos grupos, o brasileiro se apresentava com mais entusiasmo e, recentemente, com maiores ceticismo e questionamentos, o que demonstra uma mudança na motivação em relação ao tema.

Sobre a Ipsos
A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados – é a terceira maior em faturamento global, e a 1ª marca em pesquisa “survey-based” no mundo. No Brasil é a maior e mais completa empresa de pesquisas “survey based” do mercado.

A Ipsos atende mais de cinco mil clientes no mundo através de 16 mil funcionários em 85 países. No Brasil, conta com mais de 800 funcionários diretos realizando mais de 2,5 milhões de entrevistas por ano para uma carteira de clientes que inclui praticamente todas as grandes empresas presentes no País.

Ipsos se orgulha de ser a única companhia global de investigação de mercado controlada e gerenciada por pesquisadores.

Criada há 37 anos na França e presente no Brasil desde 1997, a Ipsos consolidou-se como a marca líder porque é a única estruturada por meio de áreas de especialização: Marketing research; Advertisingand Brand research; pesquisa de Media, Conteúdo e Tecnologia; Opinião Pública; Reputação Corporativa; e Customer & Employee Relationship management. Isto garante ao cliente soluções especializadas para cada área de seu negócio.