Ipatinga 1 x 4 Grêmio - América garantida e título possível!
Ipatinga, MG, 30 (AFI) – O Grêmio goleou o Ipatinga, por 4 a 1, neste domingo, no Vale do Aço, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado, combinado com o empate do São Paulo, mantém o clube na briga pelo título da competição. A vitória deixou o clube gaúcho com 69 pontos, na vice-liderança, e de quebra, com a vaga na Copa Libertadores garantida.
Mas se o Tricolor era todo alegria, o mesmo não se pode dizer do Ipatinga. A derrota rebaixou matematicamente o clube mineiro para a Série B. O Tigre ficou com 34 pontos, e não pode sequer sair da lanterna do Brasileirão.
Gols no comecinho
Precisando da vitória para manter as chances de título caso o São Paulo tropeçasse, o Grêmio tratou de partir para cima do Ipatinga assim que o jogo começou, e logo no primeiro minuto já teve a primeira polêmica. Felipe Mattioni foi derrubado muito perto da área e os jogadores do Grêmio pediram pênalti, mas o árbitro marcou apenas falta.
Mas quem balançou as redes foi o Ipatinga, aos cinco minuitos. Após jogada pela direita, a bola passou por todo mundo e Pablo Escobar só rolou para o fundo do gol. Mas a alegria do time mineiro durou pouco e Marcel deixou tudo igual aos 12 minutos. Jean desceu pela esquerda e cruzou para a área, o atacante subiu mais que a zaga e testou para marcar.
Vira-vira Tricolor
O gol animou o time gaúcho, que quase virou aos 20, numa cabeçada de Pereira que foi por cima do travessão. Mas aos 23 não teve jeito e o Tricolor passou a frente no placar. Tcheco cobrou falta para dentro da área, a zaga afastou, mas Souza voltou a levantar a bola na área e Jean cabeceou para o fundo das redes.
A virada parece ter atordoado o clube do Vale do Aço, que ainda sofreu o terceiro pouco depois, aos 29 minutos. O atacante Marcel aproveitou falha da zaga do Ipatinga, invadiu a área e tocou na saída do goleiro. Mesmo sabendo que com esta derrota sua ida para a Série B estaria selada, o Tigre não demonstrava forças para reagir.
Fecha o caixão!
Na volta do intervalo, o Ipatinga seguiu repetindo os mesmo erros, principalmente no sistema defensivo. O Grêmio aproveitou e fez o quarto aos oito minutos. Após cruzamento da direita, Marcel desviou e a bola sobrou para Léo, completamente livre, só rolar para o fundo das redes.
O quarto gol do Tricolor enterrou qualquer chance de recuperação do Ipatinga. Os jogadores do time mineiro sentiram o baque e sabiam que o resultado rebaixava o clube matematicamente. Mas o Tigre tentava diminuir, e aos 20 minutos, Muller arriscou o chute de fora da área e Victor fez boa defesa, espalmando sobre o gol.
O Grêmio apenas administrou o resultado e se poupava, trocando passes no meio-de-campo. Enquanto os jogadores do Ipatinga mostraram abatimento e se entregaram em campo.
Próximos jogos
O Grêmio se despede do Brasileirão contra o Atlético-MG, no estádio Olímpico, enquanto o Ipatinga dá adeus à Série A enfrentando o Fluminense, no Maracanã. As datas e horários serão definidos pela CBF no decorrer da semana.
Ficha Técnica
Ipatinga 1 x 4 Grêmio
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga – MG
Árbitro: Evandro Rogério Roman – Fifa/PR
Cartões amarelos: Paulinho Dias, Pablo Escobar (Ipatinga)Renda: R$ 10.645,00
Público: 1.387 pagantes
Cartão vermelho: Sílvio (Ipatinga)
Gols: Pablo Escobar, aos 5’/1T (Ipatinga); Marcel, aos 12’/1T e 29’/1T e Jean, aos 23’/1T (Grêmio)
Ipatinga
Fred; Patrick, Silvio e Léo Oliveira; Afonso, Paulinho Dias, Augusto Recife, Pablo Escobar (Luís Fernando) e Beto (Anderson); Adeílson e Ferreira (Muller).
Técnico: Enderson Moreira.
Grêmio
Victor; Léo, Pereira e Jean; Felipe Mattioni, Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Souza; Perea (Soares) e Marcel (Helder).
Técnico: Celso Roth.





































































































































