Inversão de valores
Inversão de valores
A prorrogação do mandato do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, para até depois da Copa do Mundo de 2.014 serve para suscitar uma grande dúvida entre os clubes do futebol paulista. Sem entrar no mérito se a atitude é anti-democrática, a questão central é saber a razão pela qual todos os presidentes, sem exceção, tem medo de enfrentar a FPF? O medo vem desde a época do reinado de Eduardo Farah e aumentou com Del Nero.
Na assembléia, que prorrogou o mandato do presidente da FPF, nenhum clube foi voz discordante, nem mesmo aqueles que, por princípios, são contra o continuísmo, como Andres Sanches, do Corinthians. Del Nero vai acabar ficando mais tempo na FPF que Alberto Dualib ficou no Corinthians. O São Paulo, que sempre gosta de pregar preceitos éticos e dar um ar de modernidade às suas atitudes, também omitiu-se, assim como o Marília, que somente não conquistou o acesso para o Brasileirão por falha da FPF.
Os times do interior e a Portuguesa não estão satisfeitos com os valores que estão sendo repassados como cotas pela transmissão do Paulistão. Mas todos se curvaram a perpetuação de Marco Polo Del Nero à frente do futebol paulista.
É indiscutível que a figura pessoal de Marco Polo Del Nero dá um ar de credibilidade à FPF, como já disse até o Ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, mas esta imagem é isolada no contexto da administração do futebol paulista. Del Nero é pouco criativo e só tem olhos para os grandes clubes, não sabendo valorizar os demais cem clubes profissionais e nem as competições que reúne times do interior, aliás, mais falidos que nunca.
Mas nada disto justifica o medo e a passividade que todos os filiados, afinal não são os clubes os verdadeiros donos da Federação Paulista de Futebol?
Calma com Roberval
O treinador Roberval Davino tem como principal característica montar times para resultados a médio e longo prazo. No Guarani, ele perdeu dois jogos e vem sendo criticado pela torcida. Dispensá-lo agora significará a perda do trabalho que foi feito desde o ano passado.
A-2 começou bemA segunda divisão paulista começou neste final de semana sem o glamor de anos atrás, mas promete ser competitiva. Rebaixado no ano passado, o Rio Branco começou bem, assim com o São Bento e o São José, do técnico Toninho Moura. Comercial, Ferroviária e Inter perderam em casa e decepcionaram seus torcedores.
A-3 começa domingoA terceira divisão paulista começa neste final de semana com alguns clubes tradiconais do interior, como XV de Piracicaba, Francana, União Barbarense e Taubaté. Mas as novidades são times recém-criados como Oeste Paulista, Itapirense e Força, que subiram no ano passado junto com a Penapolense.
Futebol InteriorO Portal Futebol Interior (www.futebolinterior.com.br ) está acompanhando todos os certames estaduais com um atualizadíssimo “Placar ao Vivo”. Todo e qualquer jogo dos estaduais do Brasil estão sendo acompanhados “on line” no Futebol Interior. E também no sistema wap, por celular: www.futebolinterior.com.br/wap
* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]
* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual





































































































































