Invenção de Dunga, atacante deixa time inglês e vai para o Catar

Campinas, SP, 03 (AFI) – O atacante Afonso Alves, cuja multa contratual gira em torno de 17 milhões de euros (cerca de R$50 milhões), é o mais novo reforço do Al-Saad, de Doha, a Capital do Catar, o clube mais rico e estruturado de todo o Oriente Médio. O goleador brasileiro deixa o Middlesbrough após uma temporada e meia no futebol inglês.

Confira:
Eu já sabia! 1, 2, 3, Maradona é freguês da Seleção Brasileira

A negociação foi fechada pelo presidente do Al-Saad, Tamine Bin Hamad, filho do príncipe do Catar, e o empresário do jogador, o mineiro Roberto Tibúrcio. Também participaram da longa transação os agentes internacionais Kia Joorabchian, Pini Zahavi, Mohamed Rachid e o jornalista brasileiro Caio Ziller.

Ajax esteve perto!
Segundo Tibúrcio, a transferência de Afonso Alves estava bem encaminhada para o Ajax, porém, à última hora, o Al-Saad ofereceu o dobro do salário proposto pelos holandeses. O contrato do artilheiro terá a duração de três anos.

Além do Ajax, outros clubes importantes da Europa também fizeram várias sondagens, entre eles o espanhol Sevilla e o Benfica, de Portugal. Também equipes da Rússia, da Alemanha e da França manifestaram interesse pela contratação de Afonso Alves. Tibúrcio revela que o maior assédio partiu do Benfica, por intermédio de seu presidente, Luís Filipe.

O mandatário encarnado esteve por duas vezes na Inglaterra para tratar pessoalmente da contratação do Afonso. O Benfica seria um clube interessante para o atleta atuar, porém, o time português não tem no momento estrutura financeira para bancar os salários do Afonso. O futebol europeu passa por um momento de contenção de despesas e as equipes portuguesas não fogem dessa dura realidade.

Muitos brasileiros!
Principal polo futebolístico do Golfo Pérsico, o Catar tem atraído muitos brasileiros. Estão por lá o lateral-esquerdo Felipe, que agora atua como meia (ex-Vasco, ex-Palmeiras, ex-Atlético Mineiro, ex-Flamengo e ex-Fluminense), que será parceiro de Afonso Alves no Al-Saad, os meias Juninho Pernambucano e Marcinho (ex-Atlético Mineiro e ex-Flamengo) e os atacantes Araújo e Magno Alves, entre outros.

Já os treinadores brasileiros estão representados no Catar por Sebastião Lazzaroni, Heron Ferreira, Caio Júnior e Marcos Paquetá.

A principal liga do Catar é disputada por 12 clubes e o atual campeão é o Al-Garapa. A contratação de Afonso Alves, o principal reforço do Al-Saad, é uma tentativa do time para recuperar a hegemonia local.

Afonso Alves está entusiasmado com mais essa experiência na carreira. De cara, o atleta ficou satisfeito com as cores de sua nova equipe, que é alvinegra.

“O uniforme é muito parecido com o do Atlético Mineiro, o time do meu coração no Brasil. Espero repetir no Catar as boas atuações que pude fazer na Europa e marcar muitos gols pelo Al-Saad”, afirmou o atacante.