Internacional Grêmio
Internacional x Grêmio - Gre-Nal 425 no Centenário para vencer a pandemia de covid

Em meio a polêmicas, Internacional e Grêmio se enfrentam em Caxias do Sul na retomada do Gauchão

Em meio a polêmicas, Internacional e Grêmio se enfrentam em Caxias do Sul na retomada do Gauchão

0002050478614 img

Caxias do Sul, RS, 21 (AFI) – Em meio ao aumento do número de casos do novo coronavírus no Estado, o Campeonato Gaúcho será retomado nesta quarta-feira com a quarta rodada do segundo turno. O destaque fica para o clássico entre Internacional e Grêmio, a partir das 21h30, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Este será o 425.º Gre-Nal e com mando do Internacional. Este é um confronto centenário e que divide famílias gaúchas desde 1909, com retrospecto favorecendo ao Inter com 156 vitórias, 133 do Grêmio e 135 empates.

PELA QUINTA VEZ
Pela quinta vez vai ser realizado fora de Porto Alegre. As outras quatro vezes aconteceram em 1962, 2004, 2011 e 2014. Nesta última vez, inclusive, os times se enfrentaram no mesmo Estádio Centenário, palco do jogo desta noite, pela final do Campeonato Gaúcho daquele ano. O Internacional acabou levando a melhor e goleou o Grêmio por 4 a 1.

Os dois rivais estão sem jogar desde o dia 15 de março, sendo que, três dias antes, se enfrentaram na Arena do Grêmio, pela Copa Libertadores. O clássico não teve gols e ficou marcado pelas oito expulsões – quatro para cada lado – após confusão generalizada.

Diego Souza está animado com Gre-Nal em Caxias

Diego Souza está animado com Gre-Nal em Caxias

JANTAR E COVID
Inclusive, no dia que antecedeu ao primeiro Gre-Nal na história da Libertadores, as diretorias dos dois clubes fizeram um jantar de confraternização em uma churrascaria. O problema é que o coronavírus já havia chegado ao Brasil.

Depois do encontro, os presidentes de Grêmio e Internacional, Romildo Bolzan Júnior e Marcelo Medeiros, respectivamente, testaram positivo para a covid-19. Além deles, os vice-presidentes do Conselho de Administração gremistas, Marco Bobsin e Cláudio Oderich, foram infectados.

Na última sexta-feira, a prefeitura de Porto Alegre anunciou que a cidade ainda não estava liberada para receber jogos. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF), então, marcou o clássico no interior.

INDEFINIÇÕES EM LOCAL
No entanto, quase houve uma reviravolta no último final de semana. Dirigentes dos rivais, além de membros da FGF, cogitaram levar o clássico para Novo Hamburgo. Até mesmo uma vistoria foi feita no Estádio do Vale.

A ideia foi por água abaixo quando a Prefeitura de Novo Hamburgo anunciou que partidas na cidade estavam vetadas. Às pressas, a FGF convocou uma reunião com os dirigentes dos 12 clubes para discutir o futuro do campeonato por conta das poucas opções de sedes.

Ficou então definido que o Gauchão seria finalizado dentro de campo e que o Gre-Nal desta quarta-feira aconteceria mesmo no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Colorado tenta superar rival em Caxias do Sul

Colorado tenta superar rival em Caxias do Sul

COLORADO COM D’ALESSANDRO ?
O Internacional é o líder isolado do Grupo A, com sete pontos, e uma vitória sobre o rival deixaria a classificação para as semifinais bem encaminhadas. Na ponta do Grupo B, o Grêmio tem 100% de aproveitamento nos três jogos realizados até a paralisação, com nove pontos.

Treinando desde o início de maio sob supervisão do técnico argentino Eduardo Coudet, o Internacional não vai poder contar com quatro jogadores que testaram positivo para o novo coronavírus. Os nomes, porém, não foram revelados pelo clube.

BAIXA NO ATAQUE
Em princípio, Coudet pretendia manter a mesma base titular, inclusive, com o experiente meia D’Alessandro ficando como opção no banco de reservas.

Inter deve ter mesma base titular usada antes da pandemia

Inter deve ter mesma base titular usada antes da pandemia

Mas ele pode aparecer como um segundo atacante ao lado de Guerrero, ocupando a vaga de Thiago Galhardo, vetado pelo departamento médico.

Ou Patrick poderia entrar para reforçar o meio-campo. O último treino aconteceu pela manhã na capital, com a delegação seguindo viagem à tarde em dois ônibus.

GREMIO COM JEAN PYERRRE
Apesar do Grêmio também ter retomado aos treinos em maio, o técnico Renato Gaúcho só passou a trabalhar com seus comandados no último dia 13. Por ser considerado grupo de risco, ele foi orientado a permanecer no Rio de Janeiro durante esse período, mas em algumas oportunidades foi visto nas praias, descumprindo o decreto municipal.

A tendência é que o técnico abra mão de escalar o time com três volantes, o que o deixa forte na marcação, porém, mais defensivo. O meia Jean Pyerre se recuperou de lesão muscular e deve dar maior mobilidade ao setor de meio-campo.

Covid derrubou um jogador do Grêmio
Covid derrubou um jogador do Grêmio

TITULAR DE FORA
Pela manhã aconteceu o último treino gremista, com um dois toques, o recreativo e orientações de Renato em lances de bola parada. À tarde a delegação seguiu para Caxias.

Na segunda-feira, o Grêmio comunicou que um jogador testou positivo para covid-19 e, apesar de estar assintomático, cumpre isolamento. Assim como o Internacional, o clube não divulgou o nome do infectado. Pode ser um titular.