Internacional muda esquema da zaga e projeta defesa mais sólida no Brasileirão

Colorados mudam esquema, vencem por 2 a 0 e encerram sequência negativa sem “zero” defensivo.

Internacional supera Botafogo por 2 a 0, encerra jejum de 15 jogos sem “zero” na defesa e respira no Brasileirão.

Internacional-2025
Internacional ajusta a defesa e volta a não sofrer gols. (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Porto Alegre, RS, 6 (AFI) – O Internacional finalmente voltou a mostrar segurança e bateu o Botafogo por 2 a 0, neste sábado, no Beira-Rio, pela 27ª rodada do Brasileirão 2025. O triunfo quebrou um incômodo jejum de 15 partidas sem sair de campo sem sofrer gols.

Após a chegada de Ramón Díaz e Emiliano Díaz, o Colorado mudou o esquema para reforçar o setor defensivo e colheu os frutos diante dos cariocas. A equipe gaúcha não havia conseguido manter a defesa intacta desde 20 de julho, quando venceu o Ceará por 1 a 0.

INTERNACIONAL SEGUE FIRME

Com Mercado atuando como líbero e Vitão ganhando mais apoio na zaga, o Inter mostrou um sistema mais sólido, mesmo com o Botafogo apostando na bola aérea. A mudança para o 3-5-2 — quase um 3-4-3, já que Alan Patrick jogou mais avançado — garantiu mais proteção e tranquilidade ao time.

“Para mim é muito bom. Sou zagueiro, quanto mais zagueiros do meu lado, melhor para mim. Brincadeiras à parte, fico feliz. Todo mundo trabalhou muito bem, focado no que tinha de fazer. Ficou fácil. Nosso time concentrado, com jogadores de qualidade”, celebrou Vitão.

O Colorado vinha sofrendo com um verdadeiro “calvário” defensivo: foram 26 gols levados desde a última vez que não foi vazado. A pressão aumentou após a saída de Roger Machado, que insistia no 4-2-3-1, esquema que deixava Aguirre e Bernabei expostos.

Com a chegada dos Díaz, o time testou o 4-3-1-2 em dois jogos e, agora, com o novo desenho, deu resposta imediata.

BOTAFOGO NÃO FURA DEFESA

A vitória trouxe alívio aos colorados e confiança para a sequência do campeonato.

“Trabalhamos sempre para não tomar gol, mas infelizmente tinha ocorrido com frequência. Nos incomodava muito. Nos cobramos muito. É muito bom uma vitória sem tomar gol. Dá confiança. Começo de um novo trabalho. Seguimos com os pés no chão”, completou Vitão.

Agora, os Díaz terão uma semana cheia para ajustar ainda mais a equipe, aproveitando a pausa da data Fifa. O objetivo é manter o embalo defensivo e seguir subindo na tabela do Brasileirão.