Inter de Limeira era campeã da Série A2 há 16 temporadas
Em seu primeiro trabalho como técnico, Pintado alcançou o título e o acesso à elite paulista: 'foi um sonho'
Em seu primeiro trabalho como técnico, Pintado alcançou o título e o acesso à elite paulista: 'foi um sonho' (CRÉDITO: REPRODUÇÃO) Publ
Limeira, SP, 30 (AFI) – Marcada por títulos no futebol paulista, a Inter de Limeira tem a sua trajetória ligada a conquistas. E no ano de 2004 não foi diferente: naquela temporada, a equipe comandada por Pintado conquistou o título da Série A2, alcançando o acesso ao principal patamar do futebol de São Paulo.
REGULARIDADE
Rebaixada à Série A2 no ano anterior, a Inter de Limeira optou pela contratação de Pintado, recém-aposentado dos gramados com a camisa do Brasiliense-DF. “Foi um início muito difícil, pois perdemos um patrocinador muito importante e o clube ficou totalmente sem recursos. Muita incerteza, mas logo apareceu uma pessoa muito corajosa e honesta para nos ajudar. Contamos também com a ajuda da Federação Paulista, para honrar alguns compromissos, o que foi importantíssimo naquele momento”, relembrou Pintado.
Ao todo, 16 clubes disputaram o acesso, que seria conquistado apenas pelo campeão. A competição foi dividida em três fases. Na primeira, as equipes foram divididas em dois grupos e os quatro melhores avançavam. O time de pior campanha geral -São José EC- foi rebaixado à Série A3.
Na primeira fase, a Inter de Limeira terminou na liderança de sua chave, com 27 pontos, e alcançou a classificação ao lado de Nacional, Taubaté e Flamengo. No outro grupo, os classificados foram a Francana, Botafogo, Bandeirante e Taquaritinga.
As oito equipes classificadas foram divididas em duas chaves na segunda etapa, onde os dois primeiros de cada grupo avançavam à terceira e última fase. Nesta etapa, Taubaté e Taquaritinga se classificaram de um lado e Flamengo e Inter de Limeira de outro.
Já na terceira e derradeira etapa da Série A2, os quatro finalistas jogavam entre si em turno e returno e apenas o líder conquistaria o tão sonhado acesso. Após cinco partidas, a Inter de Limeira chegou à última rodada dependendo apenas de si para confirmar a ascensão, já que somou 12 pontos em 15 possíveis. O único clube que poderia “roubar” a vaga era o Taquaritinga, que somava 10. Taubaté (7) e Flamengo, sem pontos, não tinham mais chances.
JOGOS
Enquanto a Inter de Limeira foi à Taubaté para enfrentar os donos da casa, o Taquaritinga visitou o Flamengo, em Guarulhos. No Vale do Paraíba, a equipe de Pintado foi derrotada por 2 a 1 e ficou na dependência do resultado da outra partida. Na Grande São Paulo, o Rubro-Negro goleou o Taquaritinga por 4 a 0 e confirmou o acesso do clube limeirense.
“Sem dúvida, fomos uma equipe muito equilibrada, bem preparada fisicamente e com um grupo de atletas que respeitaram e se comprometeram com o clube. A torcida da Inter foi mais que um 12º segundo jogador, foi nosso apoio total”, enfatizou.
Ao todo, a Inter de Limeira realizou 26 jogos e contou com14 vitórias, seis empates e apenas seis derrotas, com 41 gols marcados e 28 sofridos. Os principais artilheiros da Inter de Limeira foram Dickson e Rodriguinho, ambos com 7 gols.
Responsável por conduzir o elenco à elite, Pintado falou da sensação em iniciar a sua vida à beira do gramado com a conquista de um título. “Iniciar uma nova profissão, com um título deste peso, com acesso, sem dúvidas um dos campeonatos mais difíceis do país, dá um alento e uma vontade muito grande de lutar por mais conquistas, além de abrir portas importantes. Foi um sonho, que felizmente nunca vai acabar”, disse Pintado.
TÍTULOS
O título da Série A2 foi o quarto da Inter de Limeira somando as duas principais divisões do futebol paulista. A principal conquista leonina foi a taça da elite estadual em 1986, sob o comando do ídolo Pepe. Além da expressiva campanha, o time de Limeira coleciona o tricampeonato da Série A2: 1978, 1996 e 2004.
Ficha técnica:
Taubaté 2 x 1 Inter de Limeira – Quadrangular final – Série A2
Local:estádio Joaquim de Moraes Filho, em Taubaté;
Data:30 de maio de 2004;
Público:1.300 pagantes;
Árbitro: Luiz Marcelo Vincentin Canzian;
Assistentes:Francisco Rubens Feitosa e Osni Antônio Silveira;
Cartões amarelos:Ricardo Freitas, Fabiano e Rincón (T); Handerson e Juari (I);
Gols:Abraão aos 35 minutos do 1º tempo e Rincón aos 38 minutos do 2º tempo (T), Handerson aos 11 minutos do 2º tempo (I).
Taubaté:Geisiel; Júlio César, Wagner, Ricardo Freitas e Fabiano; Rincón, Floriano (Jeferson), Cafu e Paulinho; Abraão e Erick.Técnico:Toninho Moura.
Inter:Carlos Carioca; Bruno (Handerson), Ílton, Marcão e Dickson; Charles, Juari, Fabiano Negreiro e Rodriguinho (Guim); Nei Bala (Lê) e Maranhão.Técnico:Pintado.
*Por Luiz Minici





































































































































