Inter de Limeira era campeã da Série A2 há 16 temporadas

Em seu primeiro trabalho como técnico, Pintado alcançou o título e o acesso à elite paulista: 'foi um sonho'

Em seu primeiro trabalho como técnico, Pintado alcançou o título e o acesso à elite paulista: 'foi um sonho' (CRÉDITO: REPRODUÇÃO) Publ

0002050469342 img

Limeira, SP, 30 (AFI) – Marcada por títulos no futebol paulista, a Inter de Limeira tem a sua trajetória ligada a conquistas. E no ano de 2004 não foi diferente: naquela temporada, a equipe comandada por Pintado conquistou o título da Série A2, alcançando o acesso ao principal patamar do futebol de São Paulo.

REGULARIDADE
Rebaixada à Série A2 no ano anterior, a Inter de Limeira optou pela contratação de Pintado, recém-aposentado dos gramados com a camisa do Brasiliense-DF. “Foi um início muito difícil, pois perdemos um patrocinador muito importante e o clube ficou totalmente sem recursos. Muita incerteza, mas logo apareceu uma pessoa muito corajosa e honesta para nos ajudar. Contamos também com a ajuda da Federação Paulista, para honrar alguns compromissos, o que foi importantíssimo naquele momento”, relembrou Pintado.

Ao todo, 16 clubes disputaram o acesso, que seria conquistado apenas pelo campeão. A competição foi dividida em três fases. Na primeira, as equipes foram divididas em dois grupos e os quatro melhores avançavam. O time de pior campanha geral -São José EC- foi rebaixado à Série A3.

Na primeira fase, a Inter de Limeira terminou na liderança de sua chave, com 27 pontos, e alcançou a classificação ao lado de Nacional, Taubaté e Flamengo. No outro grupo, os classificados foram a Francana, Botafogo, Bandeirante e Taquaritinga.

Inter era campeã há 16 anos

Inter era campeã há 16 anos

As oito equipes classificadas foram divididas em duas chaves na segunda etapa, onde os dois primeiros de cada grupo avançavam à terceira e última fase. Nesta etapa, Taubaté e Taquaritinga se classificaram de um lado e Flamengo e Inter de Limeira de outro.

Já na terceira e derradeira etapa da Série A2, os quatro finalistas jogavam entre si em turno e returno e apenas o líder conquistaria o tão sonhado acesso. Após cinco partidas, a Inter de Limeira chegou à última rodada dependendo apenas de si para confirmar a ascensão, já que somou 12 pontos em 15 possíveis. O único clube que poderia “roubar” a vaga era o Taquaritinga, que somava 10. Taubaté (7) e Flamengo, sem pontos, não tinham mais chances.

JOGOS
Enquanto a Inter de Limeira foi à Taubaté para enfrentar os donos da casa, o Taquaritinga visitou o Flamengo, em Guarulhos. No Vale do Paraíba, a equipe de Pintado foi derrotada por 2 a 1 e ficou na dependência do resultado da outra partida. Na Grande São Paulo, o Rubro-Negro goleou o Taquaritinga por 4 a 0 e confirmou o acesso do clube limeirense.

“Sem dúvida, fomos uma equipe muito equilibrada, bem preparada fisicamente e com um grupo de atletas que respeitaram e se comprometeram com o clube. A torcida da Inter foi mais que um 12º segundo jogador, foi nosso apoio total”, enfatizou.

Ao todo, a Inter de Limeira realizou 26 jogos e contou com14 vitórias, seis empates e apenas seis derrotas, com 41 gols marcados e 28 sofridos. Os principais artilheiros da Inter de Limeira foram Dickson e Rodriguinho, ambos com 7 gols.

Responsável por conduzir o elenco à elite, Pintado falou da sensação em iniciar a sua vida à beira do gramado com a conquista de um título. “Iniciar uma nova profissão, com um título deste peso, com acesso, sem dúvidas um dos campeonatos mais difíceis do país, dá um alento e uma vontade muito grande de lutar por mais conquistas, além de abrir portas importantes. Foi um sonho, que felizmente nunca vai acabar”, disse Pintado.

TÍTULOS
O título da Série A2 foi o quarto da Inter de Limeira somando as duas principais divisões do futebol paulista. A principal conquista leonina foi a taça da elite estadual em 1986, sob o comando do ídolo Pepe. Além da expressiva campanha, o time de Limeira coleciona o tricampeonato da Série A2: 1978, 1996 e 2004.

Ficha técnica:
Taubaté 2 x 1 Inter de Limeira – Quadrangular final – Série A2
Local:
estádio Joaquim de Moraes Filho, em Taubaté;
Data:30 de maio de 2004;
Público:1.300 pagantes;
Árbitro: Luiz Marcelo Vincentin Canzian;
Assistentes:Francisco Rubens Feitosa e Osni Antônio Silveira;
Cartões amarelos:Ricardo Freitas, Fabiano e Rincón (T); Handerson e Juari (I);
Gols:Abraão aos 35 minutos do 1º tempo e Rincón aos 38 minutos do 2º tempo (T), Handerson aos 11 minutos do 2º tempo (I).
Taubaté:Geisiel; Júlio César, Wagner, Ricardo Freitas e Fabiano; Rincón, Floriano (Jeferson), Cafu e Paulinho; Abraão e Erick.Técnico:Toninho Moura.
Inter:Carlos Carioca; Bruno (Handerson), Ílton, Marcão e Dickson; Charles, Juari, Fabiano Negreiro e Rodriguinho (Guim); Nei Bala (Lê) e Maranhão.Técnico:Pintado.

*Por Luiz Minici