Inspetores da FIFA realizam vistoria a Estádio em Brasília
Brasília, DF, 27 (AFI) – Depois de assistirem à vitória do Flamengo sobre o Goiás, no Maracanã, por 3 a 1, os inspetores da Fifa prosseguem nesta segunda-feira, a sua turnê pelas cidades brasileiras candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014 – caso o Brasil seja anunciado, em 30 de outubro, como anfitrião do torneio. Os inspetores chegam a Brasília, 14ª parada do comitê composto por cinco enviados da entidade máxima do futebol mundial.
Com uma hora de atraso, os cinco membros da comissão de inspeção da Fifa para a Copa do Mundo de 2014 chegaram de helicóptero ao Estádio Mané Garrincha, nesta segunda-feira, e foram recepcionados por 2 mil crianças da rede pública de ensino do Distrito Federal.
A banda de percussão Batalá, da Secretaria de Educação, tocou para os membros da entidade máxima do futebol. Os integrantes do comitê receberam ainda, das crianças, miniaturas de candangos, povo típico que participou da construção de Brasília.
A visita que fariam ao Hospital das Forças Armadas e ao Instituto do Coração (Incor) foi cancelada. Do Mané Garrincha os membros da Fifa seguiram direto para o Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal.
Lá eles estão sendo recepcionados pelo governador José Roberto Arruda. Em seguida, assistirão a uma explicação técnica sobre o projeto da cidade de Brasília para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.
O Estádio Mané Garrincha passará por reformas no começo do ano que vem, independente de ser ou não escolhido para receber alguns jogos da Copa do Mundo de 2014.
Segundo Agnaldo de Jesus, secretario de Esportes do GDF, cerca de R$ 350 milhões devem ser gastos na ampliação do estádio. A idéia é que as obras aconteçam no formato de parcerias público-privadas, sem muitos gastos para o governo federal. O estacionamento do Mané Garrincha é o maior do Brasil, com capacidade para 50 mil carros.
Agnaldo Jesus argumenta que, além da infra-estrutura para o esporte, a cidade também conta com um ótimo serviço de transporte e um dos maiores setores hoteleiro do País. “A visita dos integrantes da Fifa é de extrema importância, pois Brasília será vista para o mundo, e, com isso, podemos gerar inúmeros empregos diretos e indiretos. As nossas reformas atenderão a todas as prerrogativas”, afirmou o secretário.
A reforma no estádio, que hoje conta com 45,3 mil espectadores, é projetada pelo arquiteto Eduardo de Castro Mello, filho do responsável pelo projeto original do Mané Garrincha, em 1974. Além do campo de jogo, o Mané Garrincha conta ainda com sala de fisioterapia, alojamento, restaurante, academia e sala para judô, ginástica, capoeira e dança.





































































































































