Inovação! Campinas sai na frente e irá assinar carta contra o racismo no esporte

O prefeito Dário Saadi irá assinar esta carta contra o racismo em um evento no Paço Municipal às 15h desta terça-feira (17)

O evento contará com a presença de dirigentes esportivos e representantes de movimentos sociais pelo fim do preconceito racial

Racismo Campinas
O evento irá acontecer nesta terça-feira (17) (Foto: CarlosBassan)

Campinas, SP, 17 (AFI) – Problema recorrente no futebol há algum tempo, infelizmente o racismo só tem crescido no mundo da bola nos últimos meses e anos. Por isso, a Prefeitura Municipal de Campinas resolveu sair na frente e nesta terça-feira (17) irá realizar um evento no Paço Municipal para a assinatura de uma carta na qual a cidade se coloca contra o racismo no futebol e em todos os esportes.

O prefeito Dário Saadi irá assinar esta carta às 15h na Sala Azul, em um evento que contará com a presença de dirigentes esportivos e representantes de movimentos sociais pelo fim do preconceito racial.

O documento foi idealizado por Edna Almeida Lourenço, ativista do movimento negro e fundadora da Associação dos Religiosos da Matriz Africana de Campinas e Região (ARMAC). A carta também recebeu a contribuição e foi assinada por centena de pessoas e entidade de movimento antirracistas e do meio do futebol.

REFERÊNCIA
Vale lembrar que a cidade de Campinas sempre foi referência na luta pelo racismo. Tanto que foi a Ponte Preta, o primeiro clube a levantar a bandeira pelo movimento antirracista e joga com um emblema em seu uniforme. A Macaca, inclusive, será representada pelo presidente Marco Antônio Eberlin.

A Federação Paulista de Futebol (FPF), o Guarani e os demais times da RMC também irão enviar representantes no evento. E, como não poderia ficar de fora pela sua importância no esporte regional, o Portal Futebol Interior, irá acompanhar in loco essa assinatura.

EM TODOS OS CANTOS
A prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, irá desenvolver diversas ações antirracistas. Entre elas, a confecção de dez faixas com os dizeres da campanha: “Esporte sim. Racismo não”.

Essas faixas serão expostas em todas as praças esportivas da cidade, em especial aquelas que irão receber eventos da prefeitura e parceiros, como por exemplo: Jogos do Pulo Futsal, jogos do Vôlei Renata e do Basquete Vera Cruz.

Professores e funcionários das praças esportivas, também farão cursos sobre a campanha para conscientizar a comunidade em que atuam.

Confira também: