Inédito no Brasil, FPF e TRT-15 assinam convênio visando conciliações trabalhistas
Acordo foi firmado em sessão solene na manhã desta terça-feira, na sede do Tribunal Reginal do Trabalho da 15ª região, em Campinas (SP)
Acordo foi firmado em sessão solene na manhã desta terça-feira, na sede do Tribunal Reginal do Trabalho da 15ª região, em Campinas (SP)

Campinas, SP, 01 (AFI) – Inédito. Na manhã desta terça-feira (03), aconteceu uma sessão solene no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, que firmou uma parceira – a primeira desses moldes no País – entre o TRT-15 e a Federação Paulista de Futebol (FPF), que incentiva a mediação e a conciliação de conflitos trabalhistas entre atletas e clubes do Estado de São Paulo.
Representaram a Federação de Futebol: o presidente Reinaldo Carneiro Bastos; a vice-presidente de Administração e Finanças, Mislaine Scarelli; e o tetracampeão mundial Mauro Silva, vice-presidente de Atletas e Competições.
Pelo lado do TRT-15, estiveram: as desembargadoras Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, presidente do Tribunal; e Ana Paula Pellegrina Lockmann, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – Nupemec.
Para enaltecer ainda mais esse acordo, o evento contou com as ilustres presenças dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Augusto Caputo Bastos e Alexandre Agra Belmonte, respectivamente, presidente e vice-presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD).
VISÃO DA FPF
Representante maior da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos explicou importância e as melhorias que vão acontecer a partir deste acordo inédito para os clubes bandeirantes.
“Um novo passo. Cada vez mais fica claro que futebol se faz com gestão. É óbvio que nós temos clube de tradição, com histórias enormes no Interior de São Paulo, mas que têm uma herança trabalhista e fiscal. A gente tem que parar de fingir que paga. A partir deste momento, o clube que quiser se organizar, mudar de patamar, tem um caminho. É esse convênio!”, disse o mandatário da FPF.

PENSANDO NO FUTURO
Do outro lado, alguns representantes do TRT-15 discursaram sobre o acordo e previram grandes benefícios.
“É um evento único, um evento pioneiro. A FPF, em parceria com clubes filiados, está fazendo um convênio para pacificação de conflitos. Com ele, o Tribunal se coloca à disposição para solucioná-los sem efetivamente entrar em litigiosidade. Isso é emblemático, é moderno!”, completou Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Morais, desembargadora e presidente do TRT-15.

MARCARAM PRESENÇA
De olho nessas melhorias, presidente ou representantes de 14 clubes: Botafogo-SP, Guarani, Inter de Limeira, Ituano, Jacareí, Mogi Mirim, Paulista, Penapolense, Ponte Preta, Portuguesa, Primavera, Santo André, União São João e XV de Piracicaba participaram do evento.
Personalidades como o presidente da Comissão de Ética da FPF; Patrick Pavan; e o presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), Felipe Augusto Leite; também foram ao evento.
A evento foi acompanhada ‘In loco’ pelo Portal Futebol Interior.





































































































































