Independente: resiliência e determinação nas semifinais da Segundona
O técnico do Galo alvinegro, Lúcio Borges, que assumiu o time ainda na primeira fase, falou ao Futebol Interior sobre os desafios dessas duas partidas
Serão dois grandes jogos: o primeiro neste domingo (10), às 10h, no Estádio Agostinho Prada, em Limeira; o segundo, no dia 16, às 15h, no Estádio Alberto Victolo
Por: Rivail Oliveira
Limeira, SP , 07 (AFI) – Fundado em 1944, o Independente é um dos clubes mais tradicionais do interior paulista e quer reviver seus melhores dias. E a grande chance pode estar agora.
Após duas fases de classificação suadas e um espírito de reação que chamou a atenção no Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23 (Bezinha), o tradicional Galo de Limeira chega às semifinais com força e fé no acesso à Série A4 de 2026. O adversário, no entanto, é o mais forte da competição até aqui: o Tanabi.
Serão dois grandes jogos: o primeiro neste domingo (10), às 10h, no Estádio Agostinho Prada, em Limeira; o segundo, no dia 16, às 15h, no Estádio Alberto Victolo, em Tanabi.
CONFIANÇA E CONCENTRAÇÃO
O técnico do Galo alvinegro, Lúcio Borges, que assumiu o time ainda na primeira fase, falou ao Futebol Interior sobre os desafios dessas duas partidas decisivas. Mostrando confiança, ele destacou a entrega da equipe, que, mesmo nos momentos mais difíceis, não deixou de acreditar.
“Estamos muito confiantes. Somos um grupo resiliente, trabalhador, humilde”, resumiu Borges, que também elogiou o Tanabi:
“Sabemos da força do nosso adversário, que é o favorito da competição. Mas estamos muito concentrados em colocar em prática o nosso melhor nestas duas próximas partidas. Precisamos desse acesso tanto como profissionais quanto como clube, e vamos batalhar arduamente para conquistá-lo.”
Sobre a preparação para os 180 minutos decisivos, Borges foi direto:
“Vamos buscar minimizar nossos erros, atentar aos detalhes, treinar todas as situações que as partidas podem nos oferecer e lembrar sempre de nossa missão — e do quanto foi difícil chegar até aqui”, afirmou.
CLASSIFICAÇÃO NA RAÇA
O técnico também comentou a vitória que garantiu a vaga nas semifinais: o 3 a 1 fora de casa sobre o Grêmio Mauaense, no Estádio Pedro Benedetti.
“Superamos inúmeras adversidades ao longo da competição, antes e depois da minha chegada. Neste fim de semana, mais uma vez: campo ruim, adversário qualificado e um gol sofrido logo no início. Mas treinamos bastante situações para lidar com o gramado, com um jogo mais direto, da defesa para o ataque. Com maturidade, mantivemos o foco e conseguimos virar. Foi uma grande atuação”, destacou.
CAMPANHA DE RECUPERAÇÃO
O Independente chega às semifinais com uma campanha de altos e baixos, mas marcada por superação. Após um início ruim no Grupo 2 da primeira fase, o Galo se recuperou e terminou em segundo lugar, com 13 pontos em oito jogos (aproveitamento de 54%).
Na segunda fase, enfrentando novamente o Tanabi (que terminou com 14 pontos), o grupo foi extremamente equilibrado. O Galo de Limeira disputou ponto a ponto a classificação com Assisense e Mauaense, ambos com 5 pontos, e garantiu o segundo lugar com 7 pontos somados.
No geral, a campanha do Independente até agora soma:
- 14 jogos
- 6 vitórias
- 2 empates
- 6 derrotas
- 20 pontos
- 22 gols marcados e 22 sofridos
EM BUSCA DO RETORNO
O Independente quer voltar à Série A4 do Campeonato Paulista, competição que disputou de 2018 a 2024. O clube também já esteve na Série A3 (em 2017) e na Série A2 (em 2015 e 2016).
Entre as principais conquistas do Galo de Limeira estão:
- Campeonato Paulista da Segunda Divisão (1973)
- Torneio Início da Divisão Intermediária da FPF (1991)
- Campeonato Paulista da Série B1/Segunda Divisão (1999 e 2011)
Agora, o objetivo é claro: conquistar o acesso em 2025 e marcar um novo capítulo na história do clube.






































































































































