Independente x Tanabi - Começa a briga pelo acesso na Segundona
As duas partidas das semifinais definem não apenas o finalista, mas o clube que assegurará sua vaga na A4 do ano que vem
Por ter feito a melhor campanha da competição, o Tanabi tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais e decidir em casa, no Estádio Alberto Victolo, no jogo de volta
Por: Rivail Oliveira
Limeira, SP , 08 (AFI) – Duas equipes tradicionais e octogenárias do futebol paulista iniciam neste domingo (10), às 10h, no Estádio Comendador Agostinho Prada, em Limeira, a disputa por uma vaga na grande final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23 de 2025.
E mais do que isso: o confronto entre Independente Futebol Clube, de Limeira, e Tanabi Esporte Clube, da cidade de Tanabi, vale o acesso à Série A4 do estadual.
OS TIMES
De um lado, o Galo alvinegro de Limeira, representante de um município com mais de 300 mil habitantes; do outro, o Índio da Noroeste, orgulho da pequena Tanabi, com cerca de 25 mil moradores. As duas partidas das semifinais definem não apenas o finalista, mas o clube que assegurará sua vaga na A4 do ano que vem.
Por ter feito a melhor campanha da competição, o Tanabi tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais e decidir em casa, no Estádio Alberto Victolo, no jogo de volta. Ao Independente, cabe fazer valer o mando neste primeiro jogo para tentar reverter a vantagem.

EXPECTATIVA DE CASA CHEIA
Segundo o Independente, a procura por ingressos tem sido alta, e o clube espera cerca de 1.200 torcedores no Agostinho Prada neste domingo, em apoio ao time limeirense.
CAMPANHAS ATÉ AQUI
O Independente teve um início irregular, mas se recuperou ainda na primeira fase. Terminou o Grupo 2 na segunda colocação, com 13 pontos em oito jogos (aproveitamento de 54%). Na segunda fase, enfrentou o próprio Tanabi, além de Assisense e Mauaense, e garantiu a segunda colocação do grupo com 7 pontos. No total, a equipe soma 20 pontos em 14 jogos, com 6 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, marcando 22 gols e sofrendo 22.
Já o Tanabi fez a melhor campanha da Bezinha, com 35 pontos em 14 jogos e impressionantes 83% de aproveitamento. Foram 11 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, com o ataque mais positivo (31 gols) e uma das defesas menos vazadas (6 gols). Na primeira fase, somou 21 pontos em oito jogos (87% de aproveitamento). Na segunda fase, liderou com folga o grupo com 14 pontos em seis partidas.
ARTILHEIROS EM DESTAQUE
No Tanabi, o goleador é Marcelo Maçola, com 10 gols, seguido por Diogo e Maicon (5), Vinicius (3), e João Lucas, Richard e Thales (1 gol cada).
No Independente, o zagueiro Hilário é o artilheiro com 5 gols, seguido por Colômbia (4), Luan (4) e Allanzinho (2).
OS TÉCNICOS FALAM
O técnico do Independente, Lúcio Borges, que assumiu ainda na primeira fase, demonstrou confiança e valorizou o trabalho do grupo:
“Estamos muito confiantes. Somos um grupo resiliente, trabalhador e humilde. Sabemos da força do adversário, que é o favorito, mas estamos focados em fazer o nosso melhor. Esse acesso é muito importante para nós enquanto profissionais e para o clube”, disse.
Ele também destacou a preparação:
“Vamos trabalhar todos os detalhes, minimizar os erros e lembrar sempre do quanto foi difícil chegar até aqui.”
Do lado do Tanabi, o técnico Davi Zaqueo também prega respeito e foco total nos dois jogos:
“Essas semifinais são um novo capítulo, de 180 minutos. O que passou serve de aprendizado. Estamos com um grupo mentalmente forte, que vem sendo preparado psicologicamente desde o início da temporada.”
Zaqueo também comentou sobre a vantagem da melhor campanha:
“Nos dá o direito de decidir em casa, mas não garante nada. Precisamos manter o nosso nível de entrega e competitividade. Agora é outro campeonato.”
HISTÓRICO DOS CLUBES
TANABI EC
- Fundado em 1942 (82 anos)
- 15 participações na Série A2 (1957–1959 e 1981–1993)
- Campeão da A3 em 1956
- Vice-campeão da A4 em 2003
- 6 participações na Bezinha (1988–2000, 2024 e 2025)
INDEPENDENTE FC
- Fundado em 1944 (81 anos)
- 19 participações na Série A2 (1975–2016)
- Campeão da A3 em 1973
- Bicampeão da A4 (1999 e 2011)
- Na Bezinha em 2025, alcançando as semifinais
JOGOS DAS SEMIFINAIS
JOGO DE VOLTA: Tanabi x Independente – Data a definir – Estádio Alberto Victolo, Tanabi
JOGO DE IDA: Independente x Tanabi – Domingo (10/08), 10h – Estádio Comendador Agostinho Prada, Limeira
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Semifinal
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 10/08/2025
-
Horário:
- 13:00
-
Árbitro:
- Juliano José Alves Rodrigues
-
Assistentes:
- Ricardo Pavanelli Lanutto e Risser Jarussi Corrêa
-
Estádio:
- Comendador Agostinho Prada
-
Local:
- Limeira (SP)





































































































































