Ídolo do Fluminense revela desejo em treinar a equipe e mostra gratidão ao Guarani
Ricardo Berna foi o entrevistado desta quinta-feira do programa 'Balançando a Rede', da Rádio Futebol Interior
Ricardo Berna foi o entrevistado desta quinta-feira do programa 'Balançando a Rede', da Rádio Futebol Interior
Campinas, SP, 30 (AFI) – Maior campeão nacional da história do Fluminense e com passagem pelo Guarani, o ex-goleiro Ricardo Berna foi o convidado desta quinta-feira do programa ‘Balançando a Rede’, da Rádio Futebol Interior.
O ex-atleta falou sobre seu início de carreira, mostrou gratidão ao clube campineiro, além de exaltar sua trajetória no Tricolor das Laranjeiras e comentar sobre os planos após pendurar as luvas.
CARREIRA
Natural de São Paulo, Ricardo Berna conta que seus primeiros passos no futebol foram dados no famosos terrão do Corinthians, local responsável por revelar grandes jogadores. No entanto, ele logo foi parar do outro lado do planeta.
“Eu fazia curso técnico profissionalizante em São Paulo quando meu pai conseguiu um teste no terrão do Corinthians. Passei no teste, comecei um período de treinamentos lá e dois meses depois recebi um convite para ir ao Japão, em um esquema de intercâmbio. Eu tinha 15 anos e acabei ficando apenas um ano e decidi voltar ao Brasil”, conta o ex-goleiro.
“Foi aí que ingressei no Guarani e dei sequência por cinco anos. No Guarani foi onde me profissionalizei, onde desenvolvi toda a minha base. O Guarani tem uma escola sensacional de goleiros, trabalhei ali com Birigui, Velloso e grandes preparadores de goleiros. Em 2000 saí e segui minha trajetória até que em 2005 cheguei no Fluminense, que é um grande clube, e fiquei conhecido nacional e internacionalmente e onde conquistei a maioria dos títulos da minha carreira”, continua.
GRATIDÃO
O ex-goleiro mostrou um único arrependimento em relação ao Guarani: não ter atuado profissionalmente pela equipe. Ele se diz grato pelo período que esteve no Brinco de Ouro da Princesa.
“Essa é uma lacuna que deixei na minha carreira. Se eu tivesse algum arrependimento, foi não ter aguardado para fazer um jogo no (time) profissional do Guarani. Sou muito grato ao clube, foi fundamental para o desenvolvimento da minha carreira”, destaca Berna.
ÍDOLO
Antes de entrar para a história do Fluminense, Ricardo Berna atuou, além do Bugre, por União São João de Araras, Capivariano, América-MG e Portuguesa Santista. Pelo Tricolor, conquistou uma Copa do Brasil em 2007, um Campeonato Carioca, em 2012, e o bi do Brasileiro, em 2010 e 2012.
“Passei pela realidade dura do futebol. Coloquei como meta que, quando chegasse em um clube grande, enquanto não conquistasse grandes títulos, eu não desistiria. Sou muito grato ao Fluminense, clube que me projetou para o cenário nacional e internacional”, afirma.
BALANÇOU
Ricardo Berna relembra que, momentos antes do acerto com o clube carioca, recebeu uma ligação que o faria repensar sobre seu futuro naquele instante.
“O Taffarel me ligou, meu ídolo, fiquei empolgado com a ligação, mas ele estava me convidando para ir para o Grêmio. O time estava na Série B, com elenco em formação, mas expliquei que tinha um acordo verbal com o Fluminense. Confesso que ‘balancei'”, conta, aos risos.
OBJETIVOS
O ex-goleiro chegou a anunciar sua aposentadoria em 2014, quando atuava pelo Náutico, mas um ano depois retornou aos gramados. Ainda passou por Macaé, Fortaleza e encerrou a carreira na Portuguesa, em 2018.
Ele revelou que pretende retomar a carreira em alguma função no futebol, mas enquanto isso não acontece, ele vem se especializando na área comportamental.
“Fiz cursos de aperfeiçoamento e sou master coach e analista comportamental. Tenho um programa que pretendo implementar no futebol, não sei se como dirigente ou treinador. Estou sentindo falta de voltar ao mercado.
“Tenho vontade de voltar ao futebol. Deixei até no Fluminense um desejo de retorno, porque a Libertadores de 2008 (perdida para a LDU) ficou entalada. Se eu pudesse voltar, gostaria de fazer o time disputar essa competição novamente”, finalizou Ricardo Berna.





































































































































