Ídolo do Corinthians, Cláudio é o maior artilheiro da história do Pacaembu

'Gerente', como ficou conhecido quando defendia o clube, anotou 186 gols no estádio pelo Alvinegro; total chega a 197 (Crédito: Revist

'Gerente', como ficou conhecido quando defendia o clube, anotou 186 gols no estádio pelo Alvinegro; total chega a 197 (Crédito: Revist

0002050464172 img

São Paulo, SP, 27 – Palco mais tradicional do futebol paulista, o Pacaembu completa 80 anos de neste 27 de abril. Ao longo de oito décadas, os maiores artilheiros do Brasil desfilaram lances mágicos pelos gramados octogenário, sendo Cláudio, o ‘Gerente’ apelido que ganhou quando atuou pelo Corinthians, o jogador que mais arrancou o grito de gol da alma dos torcedores paulistanos, com 197 tentos.

Inaugurado no dia 27 de abril de 1940, o Pacaembu tinha capacidade para atender 70 mil pessoas e foi considerado o estádio mais moderno da América Latina na época. O palco foi durante muito tempo, a “casa” do Corinthians e, até por isso, o maior goleador do estádio é Cláudio, principal artilheiro da história alvinegra.

Ao longo da história, o Corinthians se tornou o clube com mais jogos no Pacaembu, com mais de 1700 partidas. Antes da inauguração da Arena Corinthians, o estádio paulistano era considerado a casa do clube alvinegro. A vitória, por 2 a 0, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro de 2014, é considerada a despedida corintiana do local.

Cláudio - Foto: Revista do Corinthians
Cláudio – Foto: Revista do Corinthians

O ARTILHEIRO
Revelado pelo Santos, e com passagens por Palmeiras e São Paulo, Cláudio, conhecido como o “Gerente” pela sua liderança e visão de jogo em campo, é o maior artilheiro da história do Corinthians com 305 gols. Do total, 186 foram anotados no Pacaembu pelo Alvinegro.

Além dos gols com a camisa corintiana, o ex-jogador também balançou as redes por duas oportunidades no estádio pelo Palmeiras, ainda quando era Palestra Itália, outras seis vezes pelo São Paulo, e mais três pela Seleção Brasileiro, na conquista da Copa América de 1949, totalizando 197 tentos no local.

O Pacaembu também foi o palco de despedida de Cláudio com a camisa do Corinthians. A final do Campeonato Paulista de 1957, diante do São Paulo, foi o último jogo do “Gerente” pelo clube de Parque São Jorge. Na oportunidade, o Tricolor venceu, por 3 a 1, e ficou com o título estadual. Posteriormente, o jogador ainda vestiu a camisa do São Paulo antes de se aposentar.

Por Luiz Minici e Raoni David

player