Ídolo de Corinthians e Guarani marcava seu último gol em solo brasileiro há 21 anos
Ao todo foram 180 e há exatos 21 anos, o canhoto marcava seu último gol da carreira em solo brasileiro
Ao todo foram 180 e há exatos 21 anos, o canhoto marcava seu último gol da carreira em solo brasileiro
Campinas, SP, 18 (AFI) – Cria da base do Guarani, José Ferreira Neto, conhecido no mundo da bola como Neto, fez inúmeros gols ao longo de sua carreira, fossem eles de falta, com bola rolando ou até mesmo olímpicos. Ao todo foram 180 e há exatos 21 anos, o canhoto marcava seu último gol da carreira em solo brasileiro.
Nascido em Santo Antônio de Posse, interior de São Paulo, Neto começou sua carreira nas categorias de base do Guarani e desde cedo chamava a atenção pela batida na bola. O jogado estreou pelo profissional do clube com apenas 17 anos. Teve passagens por equipes como Bangu (RJ), São Paulo, Palmeiras, até chegar ao Corinthians, em 1989.
No time do Parque São Jorge foi carinhosamente apelidado de “Xodó da Fiel” e considerado um dos principais nomes do título Brasileiro de 1990, que seria o primeiro do clube. Nessa temporada, o camisa 10 marcou 20 gols em 51 partidas disputadas, sendo nove na campanha do título.
MAIS CAMISAS!
O Xodó também jogou pelo Milionários, da Colômbia, e ao retornar ao Brasil defendeu o Atlético-MG, Santos, Matsubara (PR). Além de retornos ao Guarani, em 1995, e Corinthians no ano seguinte, onde atuou até ir para o Osan, de Indaiatuba, em rápida passagem. Em 1998 chegou ao Etti Jundiaí, o atual Paulista de Jundiaí, última equipe brasileira do jogador.
Um ano depois de sua chegada ao clube do interior, disputou a Série A2 do Paulista. A competição era composta por 16 equipes. Na primeira fase, foram divididos dois grupos com oito times, classificando-se para segunda fase, apenas os quatro primeiros de cada chave.
Já na segunda fase, com quatro clubes em cada grupo, somente os líderes se classificavam, decidindo assim, os clubes que subiriam de divisão, além da final do campeonato.
COMO FOI?
Na ocasião, o Etti Jundiaí acabou se classificando para a segunda fase, na quarta colocação do Grupo 1. Na segunda fase, ficou próximo de classificar, somando os mesmos 13 pontos que o líder de seu grupo, Ponte Preta, que avançou à próxima fase devido o saldo de gols superior.
Ainda na primeira fase Neto marcou seu último gol em terras tupiniquins. O jogador marcou um dos gols na vitória de sua equipe sobre o Juventus, por 3 a 2, no dia 18 de abril de 1999. O ex-jogador ainda defendeu o Deportivo Italia, da Venezuela, antes de se aposentar dos gramados de forma oficial.






































































































































