Identificado, Dodô marcava último gol pelo São Paulo há 21 anos
Pelo Paulista, o ‘Artilheiro dos Gols Bonitos’ marcou contra a Inter de Limeira seu último gol com camisa tricolor
Pelo Paulista, o ‘Artilheiro dos Gols Bonitos’ marcou contra a Inter de Limeira seu último gol com camisa tricolor
São Paulo, SP, 22 (AFI) – 21 anos atrás, um dos principais atacantes das duas últimas décadas deixava pela última vez a sua marca com a camisa do São Paulo. Ricardo Lucas Figueiredo Monte Raso, o Dodô, fazia contra a Inter de Limeira, em vitória por 3 a 0 no Paulistão de 1999, seu último gol pelo Tricolor Paulista.
Conhecido por sua plasticidade em colocar as bolas na rede, além de habilidade e técnica refinada, apesar de ser um centroavante, Dodô recebeu o apelido de ‘Artilheiro dos Gols Bonitos’. Brilhando em grandes clubes brasileiros, o ex-jogador empilhou artilharias por onde passou.
SUCESSO NO TRICOLOR
Nascido na cidade de São Paulo, Dodô começou a fazer seus primeiros golaços na base do Nacional. Após um breve empréstimo ao Fluminense-RJ, o atacante voltou ao futebol paulista, desta vez para defender o clube que seria sua casa em um dos grandes auges na carreira: o São Paulo.
No Tricolor, Dodô formou uma dupla artilheira com o colombiano Aristizábal, com quem conquistou o Campeonato Paulista de 1998, diante do Corinthians. Um ano antes, ainda foi coroado como artilheiro do estadual de 1997, marcando 19 gols na campanha vice-campeã da equipe –o São Paulo foi superado pelo mesmo Corinthians. O centroavante também alcançou a artilharia do Torneio Rio-São Paulo de 1998, fazendo 5 gols.
Após o sucesso com a camisa são-paulina, Dodô desceu à Baixada Santista para atuar pelo Santos. No Alvinegro Praiano continuou a boa fase, fazendo 33 gols em 67 partidas, marca de quase um gol a cada duas partidas. Ainda teve rápidas passagens com o Botafogo-RJ –onde brilharia anos depois– Palmeiras e Ulsan Hyundai-COR.
AUGE NO RIO
Em 2006, voltou ao futebol carioca, onde atingiu o auge na carreira. Pelo Botafogo, conquistou o Campeonato Carioca de 2006 – sendo artilheiro com nove gols e melhor jogador do estadual. No ano seguinte, mais prêmios individuais: maior marcador do estadual (13 gols), melhor jogador da Copa do Brasil e Bola de Ouro da Revista Placar, fazendo 34 gols durante o ano.
Em 2008, já como atleta do Fluminense, Dodô foi vice-campeão da Libertadores da América. Antes de se aposentar, o atacante ainda voltou a atuar em solo paulista. Com a camisa da Portuguesa, marcou 10 gols durante a Série B de 2010.
Com a camisa da Seleção Brasileira, Dodô atuou em cinco partidas amistosas em 1997 –quando ainda jogava pelo São Paulo. O artilheiro fez dois gols com o Brasil, ambos em partida amistosa contra o Equador.
Natanael Oliveira, especial para a FPF






































































































































