Ícone do jornalismo esportivo de Araraquara completa 60 anos de carreira

O prestígio na cidade, o fez ser condecorado com o título de cidadão araraquarense em 2003.

Jose Roberto Fernandes

Araraquara, SP, 01 (AFI) – O narrador esportivo José Roberto Fernandes completa nesta terça-feira, 1º de fevereiro, 60 anos de carreira no jornalismo esportivo de Araraquara-SP. Há 37 anos ele comanda a equipe “Os Campeões da Bola”, atualmente na Rádio Cultura FM de Araraquara-SP.

Considerado um ícone do rádio esportivo brasileiro, José Roberto Fernandes nasceu em Colina, no interior de São Paulo, no dia 31 de janeiro de 1943, completando portanto 78 anos de idade, 60 deles dedicados ao rádio.

José Roberto Fernandes iniciou sua trajetória no serviço de alto-falantes na Praça da Igreja Matriz de sua cidade natal, em um modelo de divulgação que existiu em quase todos os municípios do interior na época. Lá, ele comandava um programa esportivo que tratava dos assuntos relacionados principalmente ao time do Colina Atlético, que disputava o campeonato amador daquela região.

jose roberto fernandes completou 58 anos de dedicacao ao radio 1691
Ícone do jornalismo esportivo de Araraquara completa 60 anos de carreira

A experiência auxiliou o radialista a superar 234 candidatos na disputa por uma vaga na Rádio Barretos, considerada por ele uma transmissora excepcional até os dias de hoje. O alto número de concorrentes se deve ao fato do rádio ser o grande veículo de comunicar-se da época, quando a televisão ainda não possuía a mesma força. Ele fez o teste, passou e começou a trabalhar no mesmo dia. De lá, José Roberto foi para Uberlândia, onde trabalhou por dois anos, antes de voltar a Barretos, cidade em que se manteve por um período de 11 anos.

Em julho de 1975, chegou em Araraquara para trabalhar na Rádio Morada do Sol, onde cobriu o Campeonato Sul-Americano de Basquete. Antônio Carlos Araújo, que era gerente da rádio na época, foi o responsável por trazer o radialista para a cidade, onde acabaria se tornando um dos baluartes do rádio esportivo do interior paulista. O prestígio na cidade, o fez ser condecorado com o título de cidadão araraquarense em 2003.

Hoje, é impossível não relacionar o nome de José Roberto Fernandes à Ferroviária, clube que ele adotou como seu time do coração. Narrou momentos marcantes da história grená, tanto em conquistas brilhantes da equipe como nas piores fases, quando a Locomotiva chegou a disputar a quarta divisão do futebol estadual.

jose roberto fernandes completou 58 anos de dedicacao ao radio SQO0
Ícone do jornalismo esportivo de Araraquara completa 60 anos de carreira

O basquete da cidade também deve muito a ele, que é um dos diretores da Associação de Basquetebol de Araraquara (ABA), entidade que lutou para manter a equipe em atividade, mesmo com a perda do Gigantão e a falta de apoio financeiro. Além do futebol e do basquete, as outras modalidades esportivas sempre tiveram espaço em seu programa. Por esses e outros motivos, a cidade de Araraquara comemora e agradece por essas cinco décadas de profissionalismo e dedicação ao esporte.

Campeões da Bola

A equipe os “Campeões da Bola” foi formada em 1985 na Rádio Morada do Sol e brilhou ao longo dos anos na Rádio Cultura, que recentemente teve sua frequência AM encerrada, dando origem à FM 107,5. A equipe, que também passou pela Rádio Brasil FM, TV Ara e TV Cultura Paulista, completa 37 anos com muita informação, não apenas sobre jogos e resultados, mas também com o dia-a-dia do esporte araraquarense.

Confira também: