Hora H:Araras se mobiliza para levar União de volta à elite
Araras, SP, 2 (AFI) – “Sou de Araras. Sou União. Vou com meu time na 1ª Divisão”. Esse é o slogan da campanha que estará em todos os cantos da cidade de Araras e, espera-se, na boca e na cabeça dos torcedores do União São João a partir desta semana, quando o time de Araras inicia a disputa da fase semifinal do Campeonato Paulista da Série A-2.
Essa campanha (sendo exposta na foto com o publicitário Itamar Polese) e sua importância para a cidade foi o tema principal de coletiva realizada na última sexta-feira no Gabinete do prefeito de Araras, onde reuniu imprensa, políticos, empresários e diretores do clube.
A AIA (Associação de Imprensa de Araras) teve a idéia de reunir o União São João e a Prefeitura de Araras, que nunca deu apoio algum ao clube, tudo para desenvolver um elo mais forte entre o clube e a sociedade ararense nesta reta final da competição.
Os desafios em pauta foram: aumentar o público no estádio (a média de público no estádio Herminião é de 150 pagantes por jogo) e incentivar o time a voltar para a elite do futebol estadual.
Ações e peças publicitárias foram apresentadas, como outdoors, banners, adesivos (inclusive em bancas de jornais) e etc. A campanha será executada em conjunto com a AIA, Prefeitura, União São João, Secretaria de Esporte, Agência de Desenvolvimento, rede hoteleira, torcida uniformizada Unigarra, imprensa local e regional e empresários da cidade.
Ações da campanha
Sorteio de camisas
Cada órgão de imprensa terá uma cota de camisas do clube para sortear aos torcedores que estiverem presentes no estádio. Além disso, interativos antes e nos intervalos dos jogos estão programados.
Crianças no estádio
A Prefeitura e a Secretaria de Educação vão levar os alunos da rede municipal de ensino para assistir aos três jogos do União no estádio em Araras. Fanfarras da rede municipal também vão ampliar o clima de alegria no estádio, tocando e incentivando o time durante o jogo. Um sorteio vai definir a escola que vai entrar no gramado com os jogadores. As crianças vão receber incentivos para torcer, como bonés ou bandeiras.
Treino no Centro
Para aproximar o time dos torcedores, durante o quadrangular o time vai treinar em campos da zona central e nos clubes da região central.
Participação da Unigarra
A torcida uniformizada Unigarra será parceira ativa de toda a campanha. As crianças das escolas vão acompanhar os jogos ao lado da torcida
Vale lembrar…
Apesar de só agora políticos, empresários e imprensa perceberem o quanto o União São João é importante para a cidade e resolverem dar o apoio no melhor momento da competição, ou seja, chegaram apenas na hora boa, as rádios Clube Ararense – 1.460-AM e Fraternidade AM-1.500, nunca abandonaram ou tentaram tirar proveito da situação, sendo que sempre estiveram transmitindo os jogos do clube nas mais difíceis situações que a Ararinha já passou.
Confira na íntegra a nota da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araras
O prefeito Luiz Carlos Meneghetti recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira, dia 30, várias lideranças de diversos segmentos com um só objetivo: propor e viabilizar a execução de uma campanha que mobilize a população de Araras em torno da volta do União São João, o time local, à série A-1 do Campeonato Paulista de Futebol.
Movido por uma proposta da AIA (Associação de Imprensa de Araras) e com aval da diretoria do União, Meneghetti resolveu abraçar a causa “com apoio institucional, pessoal e se preciso, na busca da adesão de empresários que possam contribuir com recursos financeiros”.
Rebaixado em 2005 após 18 anos na elite do Paulistão, o time encontra-se num momento decisivo do campeonato da série A-2, prestes a estrear no quadrangular final que pode resultar na volta do clube ao lugar que tanto sua diretoria quanto a torcida almejam.
Durante a coletiva o empresário e presidente do União, José Mário Pavan, relembrou a história do clube desde os tempos do Engenho Grande, na Usina São João, passando pelos importantes títulos que o clube conquistou, pela transferência para o moderno estádio Hermínio Ometto e chegando até os atuais dias, segundo ele, “de muita dificuldade, inclusive financeira”. Visivelmente emocionado com a presença de esportistas, cronistas esportivos, empresários, políticos e até de representantes da Unigarra, a torcida organizada do União, Pavan agradeceu ao prefeito e a AIA pelo esforço para que os ararenses voltem ao Estádio prestigiar o clube. “Nossa média de público tem sido ridícula. Tivemos jogos com duzentos, duzentos e poucos pagantes. Isso é difícil porque faz a gente se sentir sozinho. É muito bom quando se está com sede, receber um copo d’água. É isso que a gente está vendo: numa hora decisiva, estamos recebendo apoio”, afirmou.
Articulação importante
Para o presidente da AIA, o jornalista Célio Casarin, a associação quis “fazer uma articulação entre o poder público e o clube, juntando também os colegas de imprensa, para dar um pontapé inicial e fazer com que a cidade respire o clima de empolgação com a perspectiva do União voltar à primeira divisão do Paulista”. Casarin acrescentou que “com o clube na série A-1 todos ganham: o próprio União, a imprensa, o torcedor e a cidade como um todo”.
O prefeito Meneghetti, que inclusive vestiu – literalmente – uma camisa oficial do União, presente de Pavan ao Chefe do Executivo ararense, afirmou que ter o clube da cidade de volta à elite do futebol paulista é uma questão de interesse de toda a comunidade. “Isso vai significar ainda mais visibilidade para Araras, ainda mais prestígio. Sem contar que com o sucesso do União, o clube pode gerar mais empregos, e vem também o sucesso de seus atletas, muitos deles responsáveis por investimentos importantes em nossa cidade”, declarou.
“A Prefeitura vai colocar à disposição do clube nessa campanha aquilo que a lei nos permite. Infelizmente temos limitações legais a respeitar quanto aos recursos financeiros. Mas eu pessoalmente vou falar com muitos empresários e conclamar que eles ajudem o time nesse momento decisivo. E vou ao campo, vou pedir a todos que também vão assistir aos jogos. Se precisar, a gente sai de bandeira do União pela rua para chamar as pessoas”, concluiu.
O presidente da Câmara de Araras, vereador José Roberto Rimério (Miqueira), também envergando uma camisa oficial do União, endossou os esforços anunciados e disponibilizou a tribuna do Legislativo para que o clube exponha suas ações e problemas.
Os primeiros frutos da mobilização
A Prefeitura comprometeu-se a levar, através da Secretaria Municipal de Educação, pelo menos 300 alunos da rede municipal a cada jogo do União em casa no quadrangular final da A-2. Fanfarras das escolas –uniformizadas e ensaiadas para estimular o time – também serão levadas pela Prefeitura ao Estádio.
Integrante da diretoria da AIA, o publicitário Itamar Polese criou uma campanha para instigar o torcedor a prestigiar o União. “Sou de Araras, sou União. Vou com meu time na 1ª Divisão” é o slogan oficial que estampará outdoors, adesivos e cartazes. Outros outdoors buscarão provocar o torcedor de grandes times da capital e gosta de vê-los jogar em Araras, o que deixou de acontecer com o rebaixamento do União para a A-2. Nessas peças, o recado é “UniãoXCorinthians em Araras” – Quer ver? Então venha para o Estádio….”, convocando para os jogos decisivos agora em abril – pelo menos três deles em Araras.
A empresária Ana Lúcia Bovo, da Marca Eventos e Publicidade, disponibilizou espaço gratuito em um de seus principais produtos, em parceria com a produtora Videocomn, de Kirk Moriama. O União será destaque nas próximas edições do Estilo em Revista, com o apresentador Ronaldo Bueno, e que vai ao ar aos sábados e terças às 20h e quintas-feiras às 15h pela TV Opinião e pelo canal 98 Vivax. Ana ofereceu-se também para, com Moriama, criar de graça um site específico para a campanha proposta para empolgar a torcida nessa fase.
A empresa Help-Tech, instalada há alguns anos em Araras doou R$ 5 mil ao clube. O proprietário da empresa esforçou-se pedindo que seu nome não fosse destacado na notícia da doação.
A Apti Alimentos, empresa recém instalada no Distrito Industrial 5, anunciou logo após a coletiva que também está doando R$ 5 mil para o União, visando viabilizar itens da campanha.
Os radialistas Marcial D’Sanctis e Roberval Corrêa disponibilizaram, de graça, respectivamente, parte do programa esportivo da Araras FM e horas de som volante para chamar os torcedores aos jogos. A empresária Márcia Cunha, da editora Expressão, disponibilizou espaço gratuito na revista homônima para que o União explore em favor do clube ou mesmo de seus patrocinadores.
O empresário Reginaldo Pacagnella, da Gráfica Topázio, propôs-se a confeccionar de graça o material gráfico necessário para alavancar a campanha. Outro empresário e antigo colaborador do União, Pepe Carrascoza, da Pepetur, comprometeu-se a sortear uma viagem para 2 pessoas aos torcedores que comparecerem ao estádio com ingresso comprado. “Vocês vejam a forma mais correta de viabilizar o sorteio que a nossa agência dá o prêmio”, disse à diretoria do União.
Há grupos entre os que participaram da coletiva que se comprometeram a buscar patrocínio para confecção de brindes para os torcedores, tanto para sorteio dentro e fora do Estádio quanto para realização de desafios em pleno campo nos intervalos dos jogos, interagindo com torcedores. Algo que já é comum em partidas de grandes times do País.
Treinos do União em campos localizados em clubes da região central de Araras e outras ações também foram planejadas.
Nos próximos dias, a AIA divulgará passo a passo as ações que forem sendo concretizadas. A AIA também já adiantou que prestará contas de todas as colaborações recebidas, da destinação a cada item da campanha e de todos os detalhes da mobilização. E pessoas ou empresas interessadas em colaborar podem entrar em contato com Itamar Polese, pelo telefone 3541-2829.





































































































































