Hóquei: Capital do Hóquei com patins recebe 2ª liga paulista

Sertãozinho, SP, 17, (AFI) – Poucas cidades no Brasil são tão identificadas com um esporte como Sertãozinho é com o Hóquei sobre Patins. Em quase três décadas de amor, desde os primeiros passos em quadra no início dos anos 80, os títulos e a glória se ser conhecida como a ‘Capital Brasileira do Hóquei sobre Patins’ fizeram a fama da cidade, pelos quatro cantos do mundo. Sertãozinho fica a 330 km de São Paulo.

“O começo foi trágico, com o falecimento do Haroldo Requena em um acidente, logo que começamos a jogar. Isso comoveu a todos”, recordou Antonio Carlos Cavallaro, o Tuca, presidente do Sertãozinho Hóquei Clube, sobre os primeiros passos do Hóquei sobre Patins e a trágica morte do introdutor do esporte na cidade.

“Mas logo vieram os títulos e todos se apaixonaram. Tanto que vencemos 18 vezes o campenato paulista, 15 o brasileiro, três o sul-americano e ainda conquistamos dois mundialitos”, completou.

Paixão com tradição
Uma prova dessa paixão é a Liga Sertanezina de Hóquei sobre Patins, que neste ano chega à sua segunda edição. Essa liga reunirá 38 equipes e mais de 400 atletas, números que fazem da competição a maior do esporte no País.

Dividida em seis categorias: Principiante, Infantil, Pré-Mirim, Escolinha, Iniciante e Juvenil, a competição vai levar à quadra atletas dos três aos 14 anos.

“Aqui em Sertãozinho, quando a criança nasce ela já ganha logo de presente um par de patins e um stick”, brincou Tuca Cavallaro, um dos maiores nomes do Hóquei sobre Patins ao lado de Victor Santos, ex-artilheiro do Sertãozinho Hóquei Clube e hoje treinador das escolinhas do clube.

Categoria feminina
E quem pensa que o Hóquei sobre Patins é um esporte apenas para homens está enganado. Nesta segunda edição, a Liga Sertanezina vai reunir quatro equipes femininas (Polipet, Colégio Saber, Beto Metor e Grupo TGM), que prometem levar beleza e habilidade à quadra do Ginásio Municipal de Esportes Pedro Ferreira dos Reis, o Docão.

Patinação Artística
Beleza é o que não vai faltar na abertura da Liga Sertanezina de Hóquei, neste sábado, a partir das 9h. A festa vai ficar por conta da Patinação Artística do SHC, que no último final de semana disputou contra o Brodowski mais uma etapa do Campeonato Regional. A equipe obteve excelentes resultados em todas as categorias.

Sendo uma classificatória para a decisão estadual, a etapa regional teve a participação de 31 atletas de Sertãozinho. Estes se preparam para um show beneficente no próximo dia 30 de junho, no Docão, com a participação dos Periquitos em Revista, grupo de Patinação Artística do Palmeiras-SP.

Paulista
A festa do Hóquei sobre Patins em Sertãozinho promete durar o dia todo. Após a abertura e os três primeiros jogos da Liga Sertanezina, o SHC e do Clube Literário entrarão em quadra pelo Campeonato Paulista.

Depois de estrearem com vitória sobre a Portuguesa de Desportos na competição, as equipes enfrentam neste sábado o Internacional de Santos nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Adulto. Os jogos começam às 14h e a entrada é franca.

No último final de semana, aproveitando a folga no Estadual, os times participaram de torneio em homenagem ao aniversário do clube santista, no Litoral. Tanto na categoria Sub-15 quanto no Adulto, as taças ficaram com o Sertãozinho Hóquei Clube.

Liga Sertanezina de Hóquei
Local: Ginásio Municipal de Esportes Pedro Ferreira dos Reis (Docão)
Data: 19/05/2007, sábado
Horário: 9h
Entrada Franca