Holanda anuncia suspensão do futebol até setembro

Federação Holandesa de Futebol acatou decisão do primeiro-ministro do país e não pretende retornar temporada atual

Federação Holandesa de Futebol acatou decisão do primeiro-ministro do país e não pretende retornar temporada atual

0002050463377 img

Campinas, SP, 21 (AFI) – A Federação Holandesa de Futebol (KNVB, na sigla em holandês) divulgou nesta terça-feira que os campeonatos de futebol no país não terão a disputa retomada antes de setembro, nem mesmo com portões fechados.

A decisão vai em conformidade com a determinação do primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, que barrou a realização de eventos que envolvam aglomerações. Ele anunciou também a suspensão de todas as competições esportivas até o dia 1º de setembro por conta da pandemia do novo coronavírus.

Futebol na Holanda não volta antes de 1º de setembro

Futebol na Holanda não volta antes de 1º de setembro

Em comunicado, a KNVB afirmou que não pretende prosseguir com a temporada 2019/2020, e que a Uefa será consultada sobre qual decisão deve ser tomada. A federação ainda comunicou que os clubes e outras partes envolvidas se reunirão na sexta-feira para discutir o rumo dos campeonatos e as consequências das decisões.

“Nenhum futebol profissional pode ser jogado, mesmo sem público até 1º de setembro. Como resultado, o conselho de profissionais do futebol pretende não continuar jogando a liga 2019/20”, disse. “Com base na decisão do governo hoje, a KNVB (a sigla da federação holandesa) irá consultar a Uefa, após o que a decisão será confirmada”, acrescentou.

Com isso, o Campeonato Holandês e a Copa da Holanda seguem paralisados. O Ajax liderava o torneio nacional, com 56 pontos em 25 jogos, empatado com o AZ Alkmaar. A Holanda registra mais de 34 mil casos da covid-19.

SITUAÇÃO NA EUROPA E HOLANDA

Quase todas as ligas europeias estão em espera por causa da pandemia do coronavírus, mas a maioria ainda espera retomar as disputas a tempo de terminar a temporada, provavelmente por volta de agosto.

A liga holandesa, a Eredivisie, disse também que os clubes vão se reunir na sexta-feira “sobre as consequências da decisão” do governo. O país registra 34.134 casos de coronavírus, com 3.916 mortes.

player