Histórias: Portugal eliminou o Brasil na Copa da Inglaterra
Histórias dos Mundiais: A seleção de Portugal registrou, em 1966, sua melhor participação nos Mundiais. Na Copa da Inglaterra, após elimnar o Brasil na primeira fase, a seleção alcançou o inedito terceiro lugar.
Campinas, SP, 20 (AFI) – A seleção de Portugal não se destaca entre as principais seleções candidatas ao título do Mundial da África do Sul. Por outro lado, os portugueses entraram para a história das Copas do Mundo com o moçambicano Eusébio da Silva Ferreira, que levou a seleção Lusa ao inédito 3º lugar na Copa da Inglaterra, em 1966. Eusébio também se destacou nessa copa como artilheiro da competição com nove gols marcados com a camisa 13 da seleção portuguesa e foi eleito o melhor jogador do Mundial.
Leia mais:
Líder! Camisa da Seleção Brasileira é a mais vendida na internet
Eusébio fez parte dos jogadores nascidos em ex-colônias africanas que ‘invadiram’ o futebol de Portugal na década de 60. O jogador conquistou o campeonato europeu de clubes com a camisa do Benfica, em 1962, e ganhou vários títulos nacionais atuando pelo clube português. No entanto, a maior façanha do camisa 13 de Portugal, não foram os títulos, mas a participação fundamental do atacante na vitória de Portugal sobre o Brasil que resultou na eliminação dos brasileiros na primeira fase do Mundial da Inglaterra.
Brasil de Pelé é eliminado
O Brasil de 1966 era formado com Gilmar no gol, o setor defensivo tinha os zagueiros Altair e Bellini e o volante Denílson, os laterais eram Djalma Santos e Paulo Henrique, o meio campo era comandado por Pelé e Lima, no ataque, o maestro Garrincha era acompanhado por Alcinho e Jairzinho. Com a eliminação, a Seleção de Portugal impediu o Brasil de conquistar o terceiro título consecutivo, já que a seleção Canarinho levantou a taça da Copa da Suécia, em 1958, e da Copa do Chile, em 1962.
Depois de 44 anos, a Seleção Brasileira volta a se enfrentar com a seleção de Portugal na primeira fase do Mundial. Desta vez, os portugueses estarão reforçados com três brasileiros naturalizados: o zagueiro Pepe, o meia Deco e o atacante Liedson. O confronto entre Brasil e Portugal será no dia 25 de junho, às 15h30.





































































































































