Há meio século, Mirandinha marcava seu último gol por time do interior paulista
Jogador teve passagens por Corinthians, São Paulo e Seleção Brasileira, e há 50 anos marcava três vezes
Jogador teve passagens por Corinthians, São Paulo e Seleção Brasileira, e há 50 anos marcava três vezes
São Paulo, SP, 09 (AFI) – Sebastião Miranda da Silva Filho, o Mirandinha, tem forte ligação com o futebol paulista, com passagens por Corinthians e São Paulo, além de Seleção Brasileira. O craque surgiu nas categorias de base do América de São José do Rio Preto, onde marcou 21 gols, sendo o último há exatos 50 anos.
Nascido em 24 de fevereiro de 1952, na cidade paulista de Bebedouro, o jogador chamava atenção pela sua alta velocidade. O início de carreira foi curioso, já que com apenas 16 anos e recém-chegado em São José do Rio Preto, recebeu o convite para substituir o atacante Cabinho em um amistoso contra a Ferroviária. Autorizado a jogar pelo pai, Mirandinha marcou dois gols na partida e foi contratado pelo América a pedido do próprio presidente Benedito Teixeira, o Birigui.
CARREIRA
Ainda jovem e se destacando no clube do interior paulista, não demorou para Mirandinha chamar a atenção dos grandes clubes de São Paulo. Em 9 de junho de 1970, enquanto o Brasil disputava a Copa do Mundo, o América realizou um amistoso contra o Catanduvense. O placar terminou em 3 a 0, com três gols do atacante. Seus últimos com a camisa do América.
Menos de um mês depois, em 6 de julho, o atacante foi contratado pelo Corinthians. Pela equipe de aspirantes do time do Parque São Jorge, foi campeão do Campeonato Paulista de Aspirantes. Devido suas boas atuações, o técnico da equipe principal, Aymoré Moreira, o chamou para uma partida contra o Guarani. O jovem atacante marcou dois gols e, desde então, se tornou titular absoluto. Foram 162 jogos pelo time alvinegro, balançando as redes adversárias 51 vezes.
Em junho de 1973, foi contratado pelo rival São Paulo, por empréstimo. No entanto, não demorou muito para cair nas graças da diretoria e torcida e foi contratado definitivamente pelo Tricolor. Ao todo, Mirandinha fez 44 gols pelo time do Morumbi e lá viveu os melhores momentos de sua carreira. As boas atuações pelo clube, inclusive, lhe renderam a convocação para a Copa do Mundo de 74, na Alemanha, para o lugar de Clodoaldo, cortado por conta de uma lesão.
MUNDIAL
Na competição mundial, mesmo com grandes nomes na Seleção Brasileira, o atacante velocista participou de quatro jogos. Foi titular contra a Escócia e entrou no segundo tempo contra Zaire, Holanda e Polônia.
Ao retornar para o time são paulino, fez um importante gol no jogo de ida da final da Libertadores, contra o Independiente. Apesar do gol de Mirandinha e da vitória por 2 a 1, o São Paulo perdeu o jogo da volta por 2 a 0, na Argentina, e ficou com o vice-campeonato. Na campanha, Mirandinha marcou quatro gols em oito jogos.
Em 1975, foi campeão paulista pelo tricolor. Já em 1977, Mirandinha fez parte do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro de forma inédita.
Por Mateus Bezerra, especial para a FPF






































































































































