Há cinco anos, Botafogo-RJ escapava do rebaixamento ao derrotar o Palmeiras

O técnico Estevam Soares comandou o time carioca e deu um banho tático no time do Palmeiras

O jogo de 2009 foi no Rio de Janeiro, assim como a partida marcada para esta quarta-feira. Mas, em vez do Maracanã, o jogo foi realizado no Engenhão. Um dos gols do Botafogo foi ma

0002050034449 img

São Paulo, SP, 07 (AFI) – Penúltimo colocado do Brasileirão, o Botafogo enfrenta nesta quarta-feira, dia 8, às 19h30min, o Palmeiras, mesmo adversário contra o qual venceu um confronto fundamental há cinco anos, escapando do rebaixamento. Na ocasião, última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009, a equipe carioca, então treinada por Estevam Soares, venceu por 2 a 1. O Palmeiras, que havia entrado na rodada com chances de título, não conseguiria sequer a vaga à Libertadores.

O jogo de 2009 foi no Rio de Janeiro, assim como a partida marcada para esta quarta-feira. Mas, em vez do Maracanã, o jogo foi realizado no Engenhão. Um dos gols do Botafogo foi marcado por Jobson, que atualmente integra o elenco alvinegro. O Fogão havia entrado na última rodada na zona de rebaixamento.

“O que mais pesou foi a determinação do elenco. Fomos para o último jogo não podendo nem empatar. Fiz um trabalho motivacional grande e a equipe respondeu bem” lembra Estevam.

Estevam Soares em 2009 livrou a cara do Botafogo evitando o rebaixamento do time carioca - Divulgação

Estevam Soares em 2009 livrou a cara do Botafogo evitando o rebaixamento do time carioca

Muricy Ramalho era o técnico daquele Palmeiras. O jogo foi apitado pelo gaúcho Leonardo Gaciba. O árbitro desta quarta-feira também é do Rio Grande do Sul: Fabrício Neves Corrêa. Uma diferença importante daquele para este Botafogo: havia atraso de salários, sim, mas apenas de alguns dias.

Comparando as campanhas de 2009 e de 2014, o Botafogo, após 26 jogos, também estava na zona de rebaixamento há cinco anos. Era antepenúltimo, com 24 pontos, a dois pontos do Náutico, primeiro time que se encontrava fora do Z-4. Hoje, após 26 rodadas, o Botafogo também está a dois pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento: no caso, a Chapecoense. No momento, encontra-se uma posição abaixo daquela em que estava há cinco anos, mas com dois pontos a mais: tem 26.

Estevam iniciou o campeonato de 2009 no caçula Barueri, que acabaria conquistando vaga para a Copa Sul-Americana. Acabou aceitando o convite do Botafogo, onde estreou justamente diante do Palmeiras, na última rodada do primeiro turno – empate em 1 a 1 no Palestra Itália. Estevam obteve 28 pontos em 20 jogos, com 7 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. O clube mais recente do técnico Estevam Soares foi o CSA/AL, no primeiro semestre de 2014.

Ficha Técnica

Jogo: Botafogo-RJ 2 x 1 Palmeiras

Data: 06/12/2009 – Horário: 16 horas
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Arbitro: Leonardo Gaciba (RS)
Assistente 01: Erich Bandeira (PE)
Assistente 02: José Antônio Franco Filho (RS)
Gols: Wellington 11/2T e Jobson 20/2T (Botafogo); Robert 46/2t (Palmeiras)
Público: 38.717 espectadores

Botafogo-RJ
Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Fahel, Lúcio Flávio (Jônatas) e Renato (Thiaguinho); Jobson e Reinaldo (Victor Simões). Técnico: Estevam Soares.

Palmeiras
Marcos, Figueroa, Danilo, Maurício e Armero (Wendel); Edmílson (Robert), Pierre, Cleiton Xavier e Deyvid Sacconi (Sandro Silva); Diego Souza e Vágner Love. Técnico: Muricy Ramalho.