Há 70 anos, Seleção Paulista vencia primeiro jogo do Maracanã

Com gols de Augusto e Ponce de León, equipe paulista levou a melhor sobre os anfitriões

Com gols de Augusto e Ponce de León, equipe paulista levou a melhor sobre os anfitriões

0002050472176 img

São Paulo, SP, 17 (AFI) – Inaugurado com uma celebração formal no dia 16 de junho de 1950, o Maracanã teve seu debute, de fato, no dia seguinte, com um amistoso entre cariocas e paulistas. Convidada, a Seleção Paulista não se intimidou ao jogar para um público de cerca de 120 mil torcedores e venceu por 3 a 1.

Construído para a disputa da Copa do Mundo de 1950, o Maracanã foi inaugurado como Estádio Municipal do Rio de Janeiro (o nome do jornalista Mário Filho batizaria o estádio apenas em 1966). Com a Seleção Brasileira se preparando para a disputa do mundial – e treinando em São Januário -, coube a um duelo de combinados estaduais a oportunidade de inaugurar o gramado.

Sem poder contar com atletas que disputariam a Copa do Mundo, o time bandeirante, assim como o carioca, contou com jogadores não tão experientes e foi também chamada de Seleção Paulista de Novos.

 Há 70 anos, Seleção Paulista vencia primeiro jogo do Maracanã

Há 70 anos, Seleção Paulista vencia primeiro jogo do Maracanã

Entre os principais nomes convocados estavam o zagueiro Homero, o lateral Djalma Santos, além dos meias Rubens e Carbone e do ponta direita Brandãozinho. Embora jovem, os atletas de São Paulo se mostraram entrosados, tanto que, seis dias antes do confronto no Maracanã, deram trabalho para a Seleção Brasileira – derrota por 4 a 3 – em jogo realizado em São Januário.

A partida entre paulistas e cariocas teve o placar inaugurado logo aos 10 minutos. Ausente da Copa de 1950, Didi, na época jogador do Fluminense, abriu o placar para os donos da casa e ficou marcado para sempre na história do estádio como autor do primeiro gol. Oito anos mais tarde, já atleta do Botafogo, ele seria eleito o melhor jogador do primeiro mundial vencido pelo Brasil.

O time paulista, porém, logo empatou, com Augusto, aos 16 minutos. Embora melhor durante a partida, a seleção bandeirante virou a partida apenas aos 38 minutos do segundo tempo, com Ponce de León. Curiosamente, ele era carioca, mas havia trocado o Botafogo pelo São Paulo em 1948. Já em 1951, ele foi um dos 11 titulares do Palmeiras que conquistou a Copa Rio no mesmo Maracanã. Aos 44, Augusto marcou seu segundo e selou o placar final em 3 a 1.

Confira a ficha técnica da partida:
Seleção Carioca 1×3 Seleção Paulista (Amistoso)
Data:
17/06/1950
Local: estádio Municipal do Rio de Janeiro (Maracanã)
Árbitros: Alberto da Gama Melcher (primeiro tempo) e Mario Viana (segundo tempo)

Seleção Carioca: Hernani (Luis Borracha), Laerte e Wilson; Mirim, Irani e Sula; Aluísio (Alcino), Carlyle, (Sinmões), Silas (Dimas), Didi (Ipojucan) e Esquerdinha (Moacir Bueno)

Seleção Paulista: Oswaldo; Homero e Dema; Djalma Santos, Brandãozinho e Alfredo; Renato, Ponce de León (Carbone), Augusto, Rubens (Luizinho) e Brandãozinho II (Leopoldo)

Gols: Didi (10’/1ºT); Augusto (16’/1ºT e 44’/2ºT) e Ponce de León (33’/2ºT).

Por Ruben Fontes Neto, especial para FPF

player