Há 69 anos, emblemático meia marcava seu primeiro gol no XV de Jaú
Américo Murolo ficou por uma temporada no clube e balançou a rede 16 vezes, ajudando em campanha histórica
Américo Murolo ficou por uma temporada no clube e balançou a rede 16 vezes, ajudando em campanha histórica
Jaú, SP, 03 (AFI) – Quanto tempo leva para marcar história em um clube? Américo Murolo levou apenas uma temporada para ser lembrado até hoje pelo torcedor do XV de Jaú. O meia fez parte do elenco que conquistou o primeiro acesso do clube, em 1951, e há 69 anos, marcava seu primeiro gol com a camisa auriverde.
O XV de Jaú foi fundado em 1924 mas só a partir de 1948 se profissionalizou e passou a disputar o campeonato estadual. Em 1950, chegou à semifinal da Segunda Divisão, mas não conseguiu acesso. Em 1951, o presidente dr. José Magalhães de Almeida Prado estava disposto a fazer história e montou uma equipe forte para a disputa, contratando muitos jogadores e, entre eles, Américo Murolo.
No dia 3 de junho de 1951, houve a partida contra a equipe do Monte Azul, pela primeira rodada do campeonato. A goleada por 5 a 0, com três gols de Américo, foi um indicativo de como a equipe se comportaria no restante do torneio -foram sete vitórias nas sete primeiras rodadas. No fim, foi campeão da Zona Central -16 vitórias, dois empates e duas derrotas, com 65 gols marcados, uma média de 4,6 por jogo.
A equipe foi avançando e chegou à final, contra o Jabaquara, com o jogo decisivo sendo no Moisés Lucarelli, em Campinas, e no dia 16 de janeiro de 1952, após vitória por 1 a 0, o XV de Jaú conquistou o primeiro acesso de sua história. Ao longo de toda a competição, Américo Murolo foi às redes em 16 oportunidades pelo clube, sendo um dos artilheiros do elenco.
CARREIRA
Nascido em 28 de abril de 1932 na capital paulista, o ex-jogador deu os seus primeiros passos no futebol na Baixada Santista, no Jabaquara. Durante a sua carreira, Américo Murolo passou uma temporada no XV de Jaú, conquistando o acesso para a Primeira Divisão do Campeonato Paulista. Em 1953, foi para o Linense, onde também conquistou o acesso para a Primeira Divisão, também inédito para a equipe alvirrubra.
Ele foi o primeiro jogador do interior a ser contratado por uma equipe italiana -em 1956, foi para o Lanerossi-ITA. Retornando ao Brasil, jogou pelo Palmeiras, ajudando a equipe a conquistar o Campeonato Paulista de 1959, em cima do Santos. Com a camisa alviverde, foram 176 jogos e 101 gols marcados. Ele ainda passou pelo Flamengo-RJ, onde fez 28 jogos e marcou três gols. Encerrou sua carreira em 1970, quando estava na Portuguesa Santista.

FICHA TÉCNICA
XV de Jaú 5 x 0 Monte Azul
Data: 3 de junho de 1951
Local: Estádio Arthur Simões, Jaú;
Árbitro: Amleto Riciareli;
Gols: Américo (3), Cardeal e Guanxuma (XV de Jaú);
Renda: Cr$ 2.300,00.
XV de Jaú: Inocêncio, Serra e Gritta; Pádua, Gengo e Clóvis; Guanxuma, Cardeal, Américo, Pinga e Itamar.
Monte Azul: Pianosky, Cachimbo e Loca; Valdemar, Vado e Alberto; Malpique, Schiafino, Zé Oscar, Carvalho e Alfredinho.
Letícia Denadai, especial para a FPF






































































































































