Há 61 anos, Coutinho marcava primeiro gol em jogo oficial pelo Santos
Ex-atacante é o terceiro maior artilheiro da história santista, atrás apenas de Pelé e Pepe, dois ex-companheiros de clube
Ex-atacante é o terceiro maior artilheiro da história santista, atrás apenas de Pelé e Pepe, dois ex-companheiros de clube
São Paulo, SP, 21 – Santos e Portuguesa, duas das equipes mais tradicionais do futebol paulista, sempre fizeram grandes confrontos ao longo da história. E um deles é especial para um dos maiores jogadores santistas: há 61 anos, Coutinho marcava o seu primeiro em jogo oficial pelo clube da Baixada Santista em vitória diante da Portuguesa, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
Natural de Piracicaba, Antonio Wilson Vieira Honorio, simplesmente Coutinho, despontou para o futebol com a camisa do Santos. No dia 21 de abril de 1959, em confronto válido pelo Roberto Gomes Pedrosa, atual Campeonato Brasileiro, o ex-jogador marcou o seu primeiro gol oficial pelo Alvinegro.
O feito histórico aconteceu no estádio do Pacaembu, em São Paulo, e Coutinho foi diretamente o responsável pela vitória santista, por 2 a 0, já que o jovem atleta na época foi o autor dos dois tentos.
Foi o primeiro gol dos 370 gols que Coutinho fez pelo Santos ao longo de sua trajetória de mais de uma década defendendo as cores do clube da Baixada Santista. Tais números colocam Coutinho como o terceiro maior artilheiro santista, atrás apenas de Pelé (1091) e Pepe (403).
Pelo Santos, Coutinho formou um dos quintetos mais famosos do futebol mundial ao lado de Dorval, Mengálvio, Pelé e Pepe. Ao lado de seus companheiros, foi bicampeão mundial e da Libertadores, seis vezes campeão brasileiro, sete vezes campeão paulista e quatro vezes vencedor do Torneio Rio-São Paulo. Coutinho faleceu em sua casa, em Santos, no dia 11 de março de 2019, aos 75 anos, em decorrência de complicações causadas por diabetes.
Ficha técnica:
Santos 2 x 0 Portuguesa
Torneio Roberto Gomes Pedrosa
Local: Pacaembu, em São Paulo;
Data: 21 de abril de 1959;
Público: 8.600;
Renda: Cr$ 362.870,00.
Árbitro: Casimiro Gomes.
Santos: Laércio; Feijó, Hélvio (Getúlio) e Dalmo; Ramiro e Zito (Urubatão); Dorval, Álvaro (Jair Rosa Pinto), Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.
Portuguesa: Carlos Alberto; Mário Ferreira, Djalma Santos (Vilela) e Valter; Hermino e Odorico; Ocimar, Didi (Melão), Orlando, Zé Carlos e Raul Klein. Técnico: Oto Vieira.






































































































































