Há 27 anos, Dener encantava com golaço em virada histórica da Portuguesa
Duelo disputado no estádio do Canindé, em 1º de maio de 1993, pouco valia dentro do segundo turno do Campeonato Paulista
Duelo disputado no estádio do Canindé, em 1º de maio de 1993, pouco valia dentro do segundo turno do Campeonato Paulista
São Paulo, SP, 01 – Um jogão, seis gols, uma virada épica e um golaço histórico para fechar o placar. Todos estes ingredientes fazem com que a partida entre Portuguesa e Santos, no estádio do Canindé em 1º de maio de 1993, que pouco valia dentro do segundo turno do Campeonato Paulista, se tornasse inesquecível. Faz 27 anos que o meia-atacante Dener marcou um dos gols mais emblemáticos de sua curta carreira.
O clássico era válido pela antepenúltima rodada do segundo turno da primeira fase do grupo principal da competição, que classificava seis equipes para os quadrangulares semifinais. Com 36 pontos, o Santos tinha a classificação bem encaminhada, enquanto a Portuguesa somava 23 e estava bem distante de obter uma vaga na fase seguinte.
Classificado à fase final do torneio, mais tarde o Santos foi superado pelo Corinthians, líder da chave e que garantiu vaga na final, onde seria derrotado pelo Palmeiras, encerrando um jejum alviverde de 16 anos sem título. Com a Portuguesa eliminada, o craque Dener foi para o Grêmio, onde conquistou o título gaúcho da temporada.
Espaço incorporado por HTML (embed)

O JOGO
Em boa fase -não perdia há seis jogos- o Santos começou melhor. Cuca lançou Almir que foi no fundo e cruzou na medida para Neizinho, de cabeça, abrir o placar, aos 24 minutos do primeiro tempo. Já no segundo tempo o time da Vila Belmiro ampliou. Cuca sofreu falta batida com perfeição por Raniélli, aos 11 minutos: 2 a 0 para o Santos.
A reação lusa se iniciou logo na sequência, aos 17 minutos. Baiano tabelou com Dener e cruzou para Bentinho diminuir, de cabeça; dois minutos mais tarde foi a vez de Dener servir Bentinho, após linda tabela com Tico. De dentro da pequena área, o centroavante lusitano apenas empurrou a bola para o fundo do gol para empatar o confronto.
Entrando no segundo tempo na vaga do lateral direito Zé Maria, Tico foi fundamental para a virada do time da casa. Aos 29 minutos ele recebeu lindo lançamento de Bentinho, por cima da defesa, dominou de frente para o goleiro Gomes e com toque sutil, na saída do arqueiro, marcou o terceiro gol da Portuguesa.
O Santos foi atrás do empate e num contra-ataque, Dener fez com que o jogo entrasse para a história. Após bola alçada na área lusa, Baiano ficou com ela na lateral direita, tocou para Tico que conduziu pela lateral até a intermediária ofensiva, onde encontrou Dener.
O toque para o camisa 10 lusitano foi precedido do avanço pela ponta, na espera por nova tabela entre os dois. Dener fez diferente, porém. De costas para a marcação de Índio, dominou o passe já girando o corpo em direção ao meio do campo.
No segundo seguinte colocara a bola por entre as pernas do lateral direito santista e na correria superou ainda o outro lateral, Silva. Entre Dener e o gol fantástico estava o goleiro Gomes, que saiu para o abafa como quem espera a finalização.
Dener, com mais um toque genial fintou o goleiro, mas adiantou um pouco a bola. Um carrinho e o toque com o peito do pé evitaram que a bola se perdesse pela linha de fundo e encontrasse as redes. Golaço que finalizou o resultado de um grande jogo: 4 a 2 para a Portuguesa.
Ficha técnica
Portuguesa 4×2 Santos
Data: 1º de maio de 1993;
Competição: Campeonato Paulista;
Local: Estádio Oswaldo Teixeira Duarte, no Canindé;
Público: 19.979 pessoas;
Renda: Cr$ 1.645.150.000;
Árbitro: Joaquim Carlos Caetano;
Gols: Neizinho 24’ do 1ºT; Raniélli 11’, Bentinho 17’, Bentinho 19’, Tico 29’ e Dener 36’ do 2ºT;
Portuguesa: Carlos; Zé Maria (Tico), Wladimir, Augusto e Paulinho Goiano; Capitão, Baiano e Dener (Miltinho); Paulinho, Bentinho e Dinei.
Técnico: Pepe.
Santos: Gomes; Índio, Maurício Copertino, Gallo e Silva; Darci, Cuca e Raniélli; Almir, Neizinho e Cilinho.
Técnico: Evaristo de Macedo.
Por Raoni David






































































































































