Há 16 anos, Marcos fazia sua estreia com a camisa do Palmeiras
O primeiro jogo como titular do goleiro foi contra a Esportiva Guaratinguetá, fora de casa
O primeiro jogo como titular do goleiro foi contra a Esportiva Guaratinguetá, fora de casa
São Paulo, SP – Em 16 de maio de 1992, Marcos era apenas o terceiro goleiro do Palmeiras. Tinha 18 anos, bastante cabelo e já mostrava muito talento. O titular da posição, Carlos, foi jogar pela Seleção Brasileira. O reserva, Sérgio, estava lesionado. Então chegou a hora daquele garoto estrear no Verdão. Deu tudo certo, mas ninguém podia imaginar que, anos depois, aquela data se tornaria histórica.
A primeira partida de Marcos pelo Palmeiras foi um amistoso contra a Esportiva Guaratinguetá, fora de casa. Toninho Cecílio, Márcio, Edu Marangon e Biro fizeram gols pelo Verdão. E o mais importante: Marcos não foi vazado. Sem muito trabalho, fez uma partida segura, que lhe ajudou a seguir com moral no clube.
Ainda assim Marcos precisou de paciência e humildade até conseguir sua segunda chance. Mas ele sempre teve essas características, então a oportunidade apareceu em 1996. Primeiro ele substituiu Velloso durante um jogo contra o XV de Jaú, em 30 de março de 1996. Depois foi titular contra o Botafogo-SP, em 19 de maio do mesmo ano, quando inclusive defendeu um pênalti.
Essa grande qualidade fez com que ele virasse “santo” em 1999. Foi o ano de sua redenção, em que ele virou titular do Palmeiras, operou milagres, defendeu pênaltis decisivos e foi fundamental no título da Copa Libertadores de 1999. Parecia muito, mas foi só uma temporada brilhante na longa história de amor do goleiro com o clube.
Marcos se tornou o segundo goleiro com mais jogos pelo Palmeiras, com 532 partidas. Só é superado por Leão, com 617. Entre os jogadores de todas posições, é o sétimo que mais atuou. Também foi campeão da Copa do Brasil, da Copa dos Campeões, de dois Campeonatos Paulista e fez história na Seleção Brasileira, sendo titular no pentacampeonato. Mais importante do que tudo isso: ficou a carreira inteira no Palmeiras, ganhou um busto no Allianz Parque e se tornou o maior ídolo da história recente do clube. E por isso cada data histórica dele no clube merece ser lembrada e comemorada.





































































































































