Zagueiro Gustavo Henrique é decisivo em pênalti e vai à segunda final com o Corinthians

O Corinthians enfrenta o Vasco da Gama na final da Copa do Brasil. O primeiro jogo será disputado nesta quarta-feira (17)

De acordo com o site Sofascore, especializado em estatísticas, Gustavo Henrique foi o zagueiro da Série A com mais duelos ganhos no segundo semestre

Corinthians
Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

São Paulo, SP , 15 (AFI) – O Corinthians está na final da Copa do Brasil após eliminar o Cruzeiro nos pênaltis, em noite decisiva do goleiro Hugo Souza e do zagueiro Gustavo Henrique. Agora, o Timão enfrentará o Vasco da Gama, que também garantiu vaga na decisão ao superar o Fluminense-RJ nas penalidades.

Com a Arena Neo Química lotada, o Corinthians recebeu o Cruzeiro pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. O Timão tinha a vantagem por ter vencido o duelo de ida no Mineirão por 1 a 0. No entanto, a Raposa foi superior no primeiro tempo e abriu o placar nos minutos finais da etapa inicial. No começo do segundo tempo, ampliou para 2 a 0.

REAÇÃO

Mesmo em desvantagem, o Corinthians reagiu, marcou com Matheus Bidu e criou boas oportunidades, incluindo duas bolas na trave do goleiro Cássio. A partida terminou com vitória do Cruzeiro por 2 a 1 no tempo normal, resultado que levou a decisão para os pênaltis.

OS PÊNALTIS

Nas cobranças, Hugo Souza e Gustavo Henrique foram decisivos. O goleiro corintiano defendeu duas penalidades, enquanto o zagueiro converteu com categoria a última cobrança da série inicial, mantendo o Timão vivo na disputa.

O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 1 e teve a chance de classificação com Gabigol, mas Hugo Souza fez a defesa. Nas cobranças alternadas, o arqueiro voltou a brilhar com mais uma defesa, e Bidon marcou o gol que garantiu o Corinthians na final da Copa do Brasil.

DESTAQUE

O zagueiro Gustavo Henrique chegou à marca de 37 jogos na temporada com a camisa do Corinthians. Campeão paulista em 2026, ele disputará sua segunda final pelo clube. Ao longo do ano, atuou no Campeonato Paulista, Copa Sul-Americana, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro da Série A e Copa do Brasil.

Na temporada, soma quatro gols e uma assistência, além de nove cartões amarelos e nenhuma expulsão. Diante do Cruzeiro, foi decisivo ao converter com precisão uma cobrança de pênalti que manteve o Timão na briga pela classificação.

“Primeiramente foi manter a calma, bater do jeito que treinei e consegui converter. Naquele momento senti que precisava chamar ainda mais o nosso torcedor, que jogou os 180 minutos. Em Belo Horizonte eles também fizeram uma festa incrível nos apoiando. A outra cobrança era crítica, mas graças a Deus o Hugo conseguiu fazer a defesa e nos levar à final”, afirmou Gustavo Henrique.

ESTATÍSTICAS

De acordo com o site Sofascore, especializado em estatísticas, Gustavo Henrique foi o zagueiro da Série A com mais duelos ganhos no segundo semestre. Dos 190 duelos disputados, venceu 128 (67%), sendo 91 vitórias em 120 duelos aéreos. Em 25 partidas, o defensor registrou ainda quatro gols — três deles de cabeça —, além de 162 cortes, 234 ações defensivas e 90% de aproveitamento nos passes.

FINAL

O Corinthians enfrenta o Vasco da Gama na final da Copa do Brasil. O primeiro jogo será disputado nesta quarta-feira (17), na Arena Neo Química, em Itaquera, enquanto a partida decisiva acontece no domingo (21), no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Confira também: