Guerrero testa positivo para substância estimulante em jogo entre Peru e Argentina

O jogador pode ficar até quatro anos fora dos gramados; Cocaína não está descartada

O jogador pode ficar até quatro anos fora dos gramados; Especula-se que foi uso de 'droga social'

0002050276864 img

Rio de Janeiro, RJ, 03 (AFI) – O atacante Paolo Guerrero foi flagrado no doping após o empate entre Peru e Argentina, na La Bombonera, pelas Eliminatórias da Copa da Rússia 2018. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o jogador testou positivo para substância proibida.

Guerrero será punido e pode perder a repescagem da equipe peruana diante da Nova Zelândia. A seleção, no entanto, não sofrerá punição e continuará com a classificação assegurada. O Peru terminou a competição na quinta colocação, atrás de Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia.

FLAGRADO!
Segundo a imprensa peruana, o doping de Guerrero seria por uso de ‘droga social’, como Maconha ou Cocaína. Os advogados, no entanto, negam o consumo por parte do jogador. A sansão para esse tipo de flagrante seria de dois a quatro anos fora dos gramados.

Em entrevista ao Redação Sportv, o presidente de Controle de Dopagem da CBF, Fernando Solera, afirmou que a entidade recebeu um resultado analitico adverso do exame feito por Guerrero, que indicava o uso de S6 estimulantes, que pode ser, por exempelo, um remédio para gripe. A Cocaína também faz parte desse grupo.

Guerrero testou positivo para substância proibida.

Guerrero testou positivo para substância proibida.

O atacante pode se livrar de uma punição se tiver uma prescrição médica que comprove que o medicamento foi usado para combater uma gripe e não para favorecimento no esporte. Guerrero tem cinco dias para apresentar sua defesa ao Tribunal. Ele ainda ficou de mandar ao Flamengo uma lista com tudo o que ingeriu durante a viagem com a seleção peruana.

Enquanto aguarda a decisão dos tribunais, Guerrero pode seguir atuando normalmente, tanto com a camisa do Flamengo, quanto para a seleção do Peru, já que essa é a primeira vez que o jogador testou positivo.

Guerrero está há 14 dias sem atuar pelo Flamengo, desde que voltou ao clube após ter defendido o Peru nas rodadas finais das Eliminatórias Sul-Americanas. Na ocasião, o clube alegou que o centroavante se recuperava de um edema na coxa. Ele voltou a treinar nesta manhã de sexta e o time rubro-negro pretendia contar com ele no jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, no próximo domingo.

A Confederação Peruana de Futebol já foi comunicada sobre o caso, mas irá se posicionar apenas após a contraprova.