Guaratinguetá 0 x 3 Ponte Preta - Eficiência premia Macaca!

Guaratinguetá, SP, 16 (AFI) – A Ponte Preta foi mais eficiente, mostrou personalidade e mereceu golear o Guaratinguetá, por 3 a 0, neste sábado à noite, no Ninho da Garça. A vitória deixou a Macaca na liderança isolada do Paulistão, com 22 pontos. Com uma ponto atrás, o Guará fica na vice-liderança depois de perder uma série de sete vitórias consecutivas.
Prejudicados pelo mau estado do gramado, os dois times fizeram um jogo movimentado, com muitos erros de passe e com poucas chances de gol. Melhor para a Ponte, que aproveitou as suas oportunidades, fez 3 a 0 e assumiu a liderança, jogando fora de casa, no estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá, pela nona rodada do Campeonato Paulista.

O Guará deu azar por não ter aproveitado suas chances de gol. O time criou e foi melhor durante todo o primeiro tempo e em grande parte do segundo, mas, quando começou a sair mais para o jogo, viu a Ponte acertar três ataques fulminantes e marcar com Danilo Neco, Elias e Luís Ricardo.

Com a vitória, a Macaca assume de vez a liderança do Paulistão. O time campineiro termina a rodada com 22 pontos, um a mais do que o Guaratinguetá, que caiu para a segunda colocação.

Esperava mais…

Mesmo fora de casa, o melhor ataque do Paulistão decidiu começar em cima. Apostando nas jogadas pelas laterais, com Raulen e Vicente, a Ponte Preta dominou a posse de bola nos primeiros minutos. Já o Guaratinguetá tentou, sem sucesso, aproveitar sua maior qualidade como time: o contra-ataque.
Dessa forma, o Guará teve a primeira chance da partida aos 15 minutos. Caiuby fez boa jogada pela esquerda e bateu cruzado. Michael, sem goleiro, dominou errado e a bola sobrou para Aranha, caído no chão, encaixar a bola. Impondo seu ritmo de jogo em campo, o Tricolor do Vale da Paraíba era melhor em campo, graças às jogadas de Michael, que enfrentava seu ex-clube – o meia jogou pela Ponte Preta na Série B do ano passado.
Num genuíno contra-ataque, após Renato tentar fazer uma graça no meio-campo, o Guará quase marcou. Michael lançou Dinei, que girou sobre o zagueiro e bateu colocado, para boa defesa de Aranha, espalmando para escanteio. Aos 37, novamente o Tricolor foi ao ataque, em chute de Caiuby, que passou à esquerda do gol pontepretano.
Apesar de movimentado, o jogo entre os líderes ficou aquém do esperado no primeiro tempo. As equipes, que têm a qualidade de toque de bola, foram prejudicadas pelo gramado do Dario Rodrigues Leite, castigado pelas chuvas que caíram em Guaratinguetá antes do embate.
Eficiente Ponte Preta!
Sem alterações em campo, os times mudaram sua postura. Guilherme Macuglia pediu mais jogadas pelo lado direito, para aproveitar as costas de Vicente, que se mandava para o ataque. Já Sérgio Guedes pedia mais participação de Renato, articulador de jogadas da Macaca.
O Guará continuou com as melhores chances em campo. Aos quatro, Dinei arriscou de fora da área, o goleiro Aranha rebateu e Michael, livre dentro da área, pegou errado na bola e jogou longe do gol, na chance mais clara de gol do time da casa e, conseqüentemente, da partida.
Um dos mais cobrados pelo técnico no intervalo, o ala Magal não conseguia jogar, anulado pela ofensividade do lado esquerdo da Ponte. Percebendo a dificuldade em atacar pela ponta esquerda, a Macaca decidiu tentar as tabelas pelo meio. Dessa forma, aos 15 minutos, Marcelo Soares ajeitou e chutou por cima do travessão de Fábio.

Aos 23 minutos, Raulen recebeu pela direita, foi a linha de fundo e rolou para Danilo Neco, sem goleiro, empurrar para as redes. Cinco minutos depois, o golpe final da Ponte Preta. Fábio rebateu mal um cruzamento da direita e Elias pegou um belo chute, que foi parar no ângulo esquerdo do Guará.

O Tricolor sentiu o golpe e se lançou completamente ao ataque. No entanto, a falta de pontaria e a segurança da defesa da Ponte Preta foram fundamentais. No fim, aos 46 minutos, a Ponte acertou um belo contra-ataque. A bola sobrou para Luís Ricardo pelo lado esquerdo. O suplente só teve o trabalho de dominar, ajeitar para a direita e tocar na saída de Fábio, para fechar a conta.

Próximos Jogos
Após manter a ponta neste final de semana, o Guaratinguetá volta a campo na próxima quarta-feira, às 19h30, quando enfrenta o São Caetano, novamente em Guaratinguetá. Nos mesmos dia e horário, a Ponte Preta visita o Barueri, na cidade rival. Os jogos são válidos pela décima rodada do Paulistão.
Ficha Técnica
Guaratinguetá 0 x 3 Ponte Preta
Local: Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá (SP)
Renda: R$ 130.645,00
Público: 8.934 pagantes
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Cartões Amarelos: Renato (Guaratinguetá); Elias, Deda (Ponte Preta)
Gols: Danilo Neco, aos 23’/2T, Elias, aos 28’/2T, e Luís Ricardo, aos 46’/2T (Ponte Preta)

Guaratinguetá

Fábio; Toninho, Carlinhos e Renato (Nenê); Magal, Ale, Jackson, Michael (Odair) e Jefferson; Dinei e Caiuby (Alessandro).
Técnico: Guilherme Macuglia.
Ponte Preta
Aranha; Raulen, César, Jean (João Paulo) e Vicente; Ricardo Conceição, Deda, Elias e Renato (Fabiano); Marcelo Soares e Danilo Neco (Luís Ricardo).
Técnico: Sérgio Guedes.