Guarani x Ponte Preta - Que saudades de você, dérbi!
Bugre e Macaca voltam a se enfrentar depois de cinco anos neste sábado, no Brinco de Ouro da Princesa
Bugre e Macaca voltam a se enfrentar depois de cinco anos neste sábado, no Brinco de Ouro da Princesa
Campinas, SP, 04 (AFI) – Um dos clássicos mais antigos e também de maior rivalidade do futebol brasileiro promete parar Campinas. Depois de cinco anos, o dérbi campineiro volta a acontecer neste sábado pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A partir das 19 horas, Guarani e Ponte Preta se enfrentam no estádio Brinco de Ouro da Princesa.
O primeiro dérbi foi realizado em 1912 e esse será o de número 191. O último aconteceu pelo Campeonato Paulista de 2013 e terminou com a vitória da Ponte Preta sobre o Guarani, por 3 a 1, no Brinco de Ouro. No geral, o time alviverde leva vantagem sobre o rival: 66 vitórias contra 61 dos alvinegros, além de 62 empates.
Guarani e Ponte Preta chegam ao 191º dérbi em pé de igualdade nesta Série B. Os dois times somaram três pontos nas três primeiras rodadas: uma vitória e duas derrotas. Enquanto os alviverdes ganharam a única partida que fizeram no Brinco de Ouro da Princesa – 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa -, os alvinegros pontuaram apenas como visitantes – 1 a 0 diante do Criciúma.
NÃO PERCA!
O dérbi será transmitido pela Rádio Futebol Interior com narração de Carlos Corsato, comentários de Claudinei Corsi e Artur Eugênio, reportagens de Washington Mello e Thiago Barbosa, além do ex-árbitro Flávio Guerra como convidado. A TV Futebol Interior será coordenada por Giovane Paiola e Guina Paiva.
A transmissão, porém, vai começar já às 17 horas com o programa Balançando a Rede, direto do Brinco de Ouro da Princesa. A apresentação será de Marcelo Corsato.
TORCIDA ÚNICA
Pela primeira vez ao longo da história, o dérbi será realizado com torcida única. Desde o ano passado que o Ministério Público determinou que os principais clássicos do estado teriam a presença apenas de torcedores do time mandante. Assim, o duelo deste sábado poderá ser acompanhando apenas por bugrinos. São esperadas quase 20 mil pessoas no Brinco de Ouro da Princesa.
Há algumas semanas, quando o Guarani conquistou a Série A2 do Paulista, integrantes da Fúria Independente invadiram a sede da Torcida Jovem e protagonizaram um quebra quebra. Na semana passada, no dia em que os ingressos começaram a ser vendidos no Brinco de Ouro da Princesa, membros das organizadas dos dois clubes se enfrentaram nos arredores do estádio. O saldo: 20 pessoas foram presas.
MUITAS MUDANÇAS
O Guarani encerrou a preparação para o dérbi nesta sexta-feira. Só treinando desde quarta-feira da semana passada, o Bugre terá um time bastante diferente do que perdeu para o Atlético-GO, por 3 a 2, em Goiânia. Vale lembrar que todas as atividades comandadas por Umberto Louzer voltadas para o dérbi foram realizadas com os portões fechados.
O lateral-direito Lenon dificilmente vai ter condições de jogo por causa de problemas estomacais e deve ser substituído pelo jovem Kevin. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Philipe Maia dá lugar para Éverton Alemão, que vai fazer sua estreia com a camisa bugrina, assim como o experiente Edson Silva, que ganhou a disputa com Anderson. Na lateral esquerda, Marcílio está de volta.
Lá na frente, mais mudanças. Suspenso nas três primeiras rodadas devido a expulsão quando defendia o Luverdense na Série B do ano passado, Erik está novamente à disposição, assim como Bruno Mendes. Artilheiro bugrino na Série A2 do Paulista, com nove gols, o atacante ainda não atuou na Série B por conta de uma contusão.
E A MACACA?
Diferente do Guarani, a Ponte Preta não teve muito tempo de preparação. Isso porque o time entrou em campo na última quarta-feira, quando perdeu para o Flamengo, por 1 a 0, no Majestoso, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar de Doriva ter comandado apenas dois treinos entre uma partida e outra, a Macaca terá mudanças.
Desfalques contra o Flamengo por terem defendidos outros clubes na Copa do Brasil, o zagueiro Reginaldo, o lateral-esquerdo/meia Danilo Barcelos e o atacante André Luis estão de volta. Outra novidade é a presença de Roberto pelo menos no banco de reservas. Contratado na última quarta-feira depois de rescindir com o Ceará, o experiente atacante já esteve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
No treinamento desta sexta-feira, que foi fechado para a imprensa, Doriva definiu qual será o time titular. O volante Marciel vinha atuando improvisado na lateral esquerda e vai para o banco de reservas. Assim, Orinho, que estava jogando mais avançado, volta para a sua posição de origem. A única dúvida é no ataque: Felippe Cardoso ou Júnior Santos.






































































































































