Guarani Ponte Preta
Guarani x Ponte Preta - Dérbi para entrar na história da Série C!

Clássico campineiro abre o quadrangular final da Série C com casa cheia e promete definir rumos do acesso à Série B de 2026.

Guarani e Ponte Preta se enfrentam neste sábado à tarde no Brinco de Ouro. O Dérbi 211 deve registrar o maior público do ano em Campinas.

guarani ponte
Guarani e Ponte Preta se enfrentam no Brinco de Ouro

Campinas, SP, 05 (AFI) – Guarani e Ponte Preta voltam a se enfrentar neste sábado (6), às 17h, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, pela primeira rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C.

O clássico campineiro, que abre o Grupo C do quadrangular final, promete casa cheia: a expectativa é que todos os ingressos sejam vendidos, e a partida deve registrar o maior público do ano em Campinas (20.500 torcedores). Este será o Dérbi 211.

CONFIRA TUDO SOBRE O DÉRBI 211

O regulamento prevê que os dois primeiros colocados de cada grupo garantem o acesso à Série B de 2026. Além de Guarani e Ponte Preta, também integram a chave Náutico e Brusque, dois clubes que chegam fortes e aumentam o nível de competitividade. Por isso, a vitória no dérbi pode ser determinante para embalar nesta fase decisiva.

DÉRBI 211 AO VIVO

O Dérbi 211 será transmitido AO VIVO pela Rádio Futebol Interior no youtube – @futebolinterioroficial

A transmissão será feita em parceria com a Valinhos 87,9 FM. A abertura da jornada esportiva está marcada para as 15h30, com encerramento previsto para as 20h.

O clássico contará com a narração de Carlos Corsato, reportagens de Pedro Lino, que acompanhará tudo sobre a Ponte Preta, e Vladimir Catarino, responsável pela cobertura do Guarani e pelo Placar ao Vivo. A mesa de som e o áudio estarão sob responsabilidade de Felipe Marques.

Com apoio publicitário de SIM Veiculos, HiperCap, Dadá Pizzaria e Casa do Perfurador.

Dérbi

CAMPANHAS E RETROSPECTO

Na primeira fase, a Ponte Preta terminou com a segunda melhor campanha geral, somando 36 pontos, apenas um a menos do líder Caxias. O time alvinegro mostrou consistência durante toda a competição, mesmo com algumas oscilações no meio do caminho.

Já o Guarani viveu um cenário oposto: chegou a brigar contra o rebaixamento em determinado momento, mas reagiu nas últimas rodadas e fechou em sétimo lugar, com 27 pontos, garantindo a vaga.

O histórico recente é equilibrado. Em 2025, os times já se enfrentaram duas vezes no Moisés Lucarelli: vitória da Ponte por 2 a 0 no Paulistão e empate por 1 a 1 na Série C. Agora, será o primeiro dérbi do ano no Brinco.

A última vez que isso aconteceu foi em 2023. No retrospecto geral, foram 210 clássicos, com 71 vitórias do Guarani, 70 empates e 68 triunfos da Ponte Preta, além de um resultado não contabilizado.

DÉRBIS HISTÓRICOS

A rivalidade tem capítulos marcantes, como a semifinal do Campeonato Paulista de 1979 e outros clássicos memoráveis ao longo das décadas, inclusive em 1981 e 2012. Além da tradição, há também um fato curioso: os rivais se enfrentam quatro vezes no mesmo ano, algo que não acontecia desde 2021, quando os efeitos da pandemia de Covid-19 alteraram o calendário.

O fator casa é um trunfo para o Bugre. O Guarani defende uma invencibilidade de oito jogos como mandante contra a Ponte. A última vitória alvinegra no Brinco foi em 2018, no primeiro dérbi com torcida única: 3 a 2. De lá para cá, foram quatro vitórias bugrinas e quatro empates.

Ponte Preta
Torcida da Ponte Preta foi ao último treino no Majestoso.
Foto: Divulgação/Ponte Press

PONTE PRETA PERDEU JOGADORES

A Ponte Preta sofreu com atrasos salariais, tendo perdido do técnico Alberto Valentim (foi para o América-MG) e mais quatro jogadores: o lateral Maguinho, o zagueiro Emerson Santos, volante Dudu, e o atacante Jean Dias. A diretoria aproveitou e dispensou Jhony Lucas e Gustavo Vintecinco.

O técnico Marcelo Fernandes poderá contar neste jogo com o retorno do volante Lucas Cândido, recuperado de uma lesão no pé, e também com os atletas que cumpriram suspensão: o zagueiro Saimon, o lateral Artur e o volante Léo Oliveira.

A principal baixa é o atacante Everton Brito, que passará por cirurgia no joelho direito. O zagueiro Sérgio Raphel e o volante Rodrigo são dúvidas por conta de problemas musculares.

“É um momento muito importante para nós. Trabalhamos para chegar fortes e vamos em busca do acesso, respeitando o adversário, mas com confiança no que estamos fazendo”, afirmou Marcelo Fernandes.

Dérbi 211
Torcida bugrino promete ‘incendiar’ o Brinco de Ouro

GUARANI FOI AO MERCADO

No Guarani, a diretoria se movimentou no mercado para reforçar o elenco na fase decisiva. O zagueiro David Braz, com passagens por Palmeiras e Santos, foi a principal contratação. ele vinha treinando no Mirassol, onde atuou pouco.

O meia Jhemerson e o atacante Júnior Brandão também chegaram e ficam à disposição do técnico Matheus Costa.

A expectativa é contar com jogadores que estavam no departamento médico, como Renan Castro, Dentinho e Caio Mello. A situação mais delicada é a do zagueiro Alan Santos, ainda em recuperação de lesão muscular. Por outro lado, o lateral-direito Cicinho e o meia Isaque retornam após suspensão.

“Sabemos do tamanho do jogo e do que está em jogo para o clube e para a torcida. Nosso grupo chega fortalecido, consciente e preparado para fazer uma grande partida”, declarou Matheus Costa.

FICHA TÉCNICA

Guarani
Guarani
Ponte Preta
Ponte Preta
Fase Fase:
2ª Fase
Fase Rodada:
1ª rodada
Fase Data:
06/09/2025
Fase Horário:
20:00
Fase Árbitro:
Marcelo de Lima Henrique
Fase Assistentes:
Renan Aguiar da Costa (CE) e Anderson da Silva Rodrigues (CE)
Fase VAR:
Ilbert Estevam da Silva (SP)
Fase Estádio:
Brinco de Ouro da Princesa
Fase Local:
Campinas (SP)