Guarani, Novorizontino e Ituano se juntam à Libra, agora com 13 clubes

Trio admitiu que ainda é preciso ajustar detalhes, principalmente na divisão de recursos

libra 1
Foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Campinas, SP, 24 (AFI) – A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) ganhou mais três reforços importantes nesta terça-feira. Os paulistas Novorizontino, Guarani e Ituano, integrantes do Campeonato Brasileiro Série B, assinaram o documento. Em comunicado conjunto, os clubes destacaram a importância da criação da Libra.

“Grêmio Novorizontino, Guarani Futebol Clube e Ituano Futebol Clube informam que aderiram à Libra (Liga do Futebol Brasileiro). Os clubes entendem que a formação da Libra é fundamental e um grande passo para a evolução do futebol brasileiro sob todos os aspectos”, diz o comunicado oficial.

É PRECISO AJUSTES NA LIBRA

Mesmo reconhecendo a importância, o trio admitiu que ainda é preciso ajustar detalhes, principalmente na divisão de recursos.

“As agremiações acreditam que alguns detalhes precisam ser ajustados na busca por equilíbrio e equidade, a fim de que haja uma distribuição de recursos justa. Também compreendem que tais decisões devem ser tomadas dentro da própria Libra, fruto de um trabalho em conjunto entre todos os envolvidos”, comunicaram.

Os três clubes se juntam a outros paulistas que já haviam assinado o documento: Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo, da Série A, e Ponte Preta, da Série B. Flamengo, Cruzeiro, Vasco e Botafogo também estão na lista.

A PARTIR DE 2025

A Libra tem como objetivo organizar o Campeonato Brasileiro, comandado atualmente pela CBF. O novo formato valeria somente a partir de 2025. Isso porque os contratos até 2024 já estão assinados. A CBF, por sua vez, ficaria responsável pelos jogos da seleção brasileira, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.